Consórcio ou financiamento para comprar carro zero km?

17/03/2022

Imagem blog

Consórcio ou financiamento para comprar carro zero km?

O carro é uma paixão nacional e internacional, não é mesmo? 

No consórcio, um grupo de pessoas se reúne a fim de alcançar o mesmo objetivo, como comprar carro. Mas é aquilo, quando a gente é criança, é normal ouvir falar mais de financiamento de carro do que consórcio de carro, tô errada? 

Se isso não aconteceu com você, tenho certeza que nasceu a partir de 2000 (hehe)! Nada será como antes, principalmente após a pandemia, e nesse cenário, o consórcio tem se mostrado um verdadeiro aliado para quem quer investir com segurança (mesmo em tempos de crise).

Comprar carro 0km com consórcio ou financiamento?

Sem dúvidas o consórcio é a maneira de investir. Para começar, é importante destacar que ao entrar em um consórcio, você participa de um grupo em que pessoas com o mesmo interesse se unem para adquirir seus bens. O contratante adquire uma cota dentro desse grupo, que é administrado por uma empresa de consórcio.

Na coletividade e na energia para novas conquistas, todos os consorciados, formam uma poupança que tem como objetivo financiar os carros a serem comprados pelos cotistas. Dessa forma, o consórcio ajuda a concretizar o objetivo da compra  do carro em parcelas menores do que em outras modalidades de crédito, e o melhor, sem pagar juros. 

Por outro lado, o financiamento de carro é uma modalidade de compra parcelada, disponibilizada pelos bancos, e que ocorre por meio da liberação de recursos para a aquisição do carro, mediante uma análise detalhada de crédito e cobrança de altas taxas de juros.

Quem contrata o financiamento recebe o bem e assume esse empréstimo, realizando pagamentos de parcelas mensais durante um período determinado, que pode ser de muitos anos. O valor que o banco disponibiliza varia conforme o perfil financeiro de cada cliente, assim como as taxas de juros.

As parcelas mensais variam de acordo com a negociação feita com a instituição bancária. Cumprindo toda a burocracia e preenchendo os requisitos importantes e obrigatórios (que não são poucos), os valores são liberados. Mas aí entram as desvantagens. 

consorcio-ou-financiamento-para-comprar-carro-zero-km

Desvantagens do financiamento de carro 0 km

A primeira etapa do financiamento de carro é enfrentar a burocracia do processo e entregar documentos que comprovem sua renda, além de apresentar um histórico de crédito impecável. Aqui já vale separar umas boas horas de dedicação frente a toda a burocracia. Os interessados em um financiamento de carro podem procurar os bancos em que já são clientes para agilizar os trâmites, mas nem isso garante a liberação do recurso. 

Ao superar as burocracias, vai ser preciso lidar com as altas taxas de juros cobradas. Elas podem fazer o valor final pago pelo carro crescer muito. Isso só piora nos momentos em que a economia está instável, afinal, os bancos se tornam mais criteriosos em disponibilizar crédito, como forma de proteção contra a inadimplência. Considere que o Brasil disputa colocação entre as dez piores taxas de juros do mundo. Portanto, acredite, não é normal pagar por 2 carros ao banco quando você comprou apenas 1. A verdade é que isso já faz parte da nossa cultura e simplesmente não ficamos chocados com isso, mas definitivamente não é justo!

Por último, pode ser que seja necessário apresentar pelo menos um avalista, que ‘’irá arcar’’ com o crédito caso você não o faça. Há também a possibilidade de devolução do carro, em caso de impossibilidade de quitação do saldo devedor.

Consórcio de 0km é justo e sem dor de cabeça!

Para que seja possível ter o seu bem através do consórcio, é essencial ter planejamento. Ao se comprometer com as mensalidades, o contratante está contribuindo para um fundo comum. É ele que vai financiar os bens de todos os consorciados do grupo.

Essa quantia mensal é totalmente desprovida de juros sobre a quantia contratada, tão comuns no financiamento bancário, por exemplo. As mensalidades do consórcio incluem taxa administrativa do consórcio, fundo comum e fundo de reserva, com percentual fixo determinado. Esses itens são calculados uma única vez e diluídos ao longo do plano de consórcio de carros.

Conforme o consorciado vai pagando as parcelas, forma-se o fundo comum. Todos os meses, as assembleias são realizadas para definir os contemplados, via sorteio e lance. Os contemplados recebem uma carta de crédito e o valor é retirado exatamente deste fundo. Em média, a compra pelo consórcio pode ser até 10 vezes mais barata que uma compra financiada, pois o consórcio não tem juros.

Ao optar pelo consórcio de carro novo, você também se livra da entrada e de diversas burocracias. São várias opções de créditos, prazos e parcelas. E depois de contemplado você pode escolher a marca e modelo que quiser, seja ele novo ou seminovo. Além disso, você também pode fazer uma simulação de consórcio de auto, inserindo o valor do bem e a quantidade de parcelas que deseja pagar.

Para automóveis, os planos são de 50, 60, 70 ou até 80 meses. As cotas são distribuídas nas assembleias todos os meses, e variam com base em quanto o saldo do grupo permitir. 

Por meio do consórcio de automóveis também é possível adquirir sua moto sem altas taxas de juros, sem entrada e sem burocracias. As opções de créditos, prazos e parcelas são as mesmas do plano do Consórcio de Auto. Ao ser contemplado, o consorciado escolhe o modelo que preferir, desde que o valor seja coberto pela carta de crédito escolhida. Caso sobre parte do seu crédito, você pode usá-lo para amortizar parte das suas parcelas. Faça uma cotação do seu veículo na AutoCar Proteção Veicular.

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre.