Faça um consórcio de carro e fique livre de financiamento!

17/03/2022

Imagem blog

Faça um consórcio de carro e fique livre de financiamento!

Tenho certeza que você passou a vida ouvindo mais sobre financiamento de carro do que consórcio de carro. Mas os tempos mudaram e o consórcio tem se tornado a maneira mais inteligente e assertiva de investir. 

Ao fazer um consórcio, você participa de um grupo em que pessoas com o mesmo interesse se unem para adquirir seus bens. O contratante adquire uma cota dentro desse grupo, que é administrado por uma empresa de consórcio.


Unidos, juntos na coletividade, todos os consorciados, formam uma poupança que tem como objetivo financiar os carros a serem comprados pelos cotistas. Dessa forma, o consórcio ajuda a concretizar o objetivo da compra  do carro em parcelas menores do que em outras modalidades de crédito, e o melhor, sem pagar juros. 

O financiamento demanda juros altos durante todo o seu processo de comprar. Tá na hora de revolucionar seu pensamento sobre onde investir corretamente, certo?

Adeus, financiamento! Como funciona o consórcio de carro?  

O financiamento de carro trata-se aqui de uma modalidade de compra parcelada, disponibilizada pelos bancos, e que ocorre por meio da liberação de recursos para a aquisição do carro, mediante uma análise detalhada de crédito e cobrança de juros.

Quem contrata o financiamento recebe o bem e assume esse empréstimo, realizando pagamentos de parcelas mensais durante um período determinado, que pode ser de muitos anos. O valor que o banco disponibiliza varia conforme o perfil financeiro de cada cliente, assim como as taxas de juros.

As parcelas mensais variam de acordo com a negociação feita com a instituição bancária. Cumprindo toda a burocracia e preenchendo os requisitos importantes e  obrigatórios (que não são poucos), os valores são liberados. Mas aí entram as desvantagens. 

Desvantagens do financiamento de carro

No primeiro momento, bem de início, vai ser preciso enfrentar a burocracia do processo e entregar documentos que comprovem sua renda, além de apresentar um histórico de crédito impecável.Os interessados em um financiamento de carro podem procurar os bancos em que já são clientes para agilizar os trâmites, mas nem isso garante a liberação do recurso. 


Ao superar as burocracias, vai ser preciso lidar com as altas taxas de juros cobradas. Elas podem fazer o valor final pago pelo carro crescer muito. Isso só piora nos momentos em que a economia está instável, afinal, os bancos se tornam mais criteriosos em disponibilizar crédito, como forma de proteção contra a inadimplência.Considere que o Brasil disputa colocação entre as dez piores taxas de juros do mundo. 


Portante, acredite, não é normal pagar por 2 carros ao banco quando você comprou apenas 1. A verdade é que isso já faz parte da nossa cultura e simplesmente não ficamos chocados com isso, mas definitivamente não é justo!

Por último, pode ser que seja necessário apresentar pelo menos um avalista, que ‘’irá arcar’’ com o crédito caso você não o faça. Há também a possibilidade de devolução do carro, em caso de impossibilidade de quitação do saldo devedor.

Consórcio de carro é justo e sem dor de cabeça!

Para que seja possível ter o seu bem através do consórcio, é essencial ter planejamento. Ao se comprometer com as mensalidades, o contratante está contribuindo para um fundo comum. É ele que vai financiar os bens de todos os consorciados do grupo.


Essa quantia mensal é totalmente desprovida de juros sobre a quantia contratada, tão são comuns no financiamento bancário, por exemplo. As mensalidades do consórcio incluem taxa administrativa do consórcio, fundo comum e fundo de reserva, com percentual fixo determinado. Esses itens são calculados uma única vez e diluídos ao longo do plano de consórcio de carros.


Conforme o consorciado vai pagando as parcelas, forma-se o fundo comum. Todos os meses, as assembleias são realizadas para definir os contemplados, via sorteio e lance. Os contemplados recebem uma carta de crédito e o valor é retirado exatamente deste fundo. Em média, a compra pelo consórcio pode ser até 10 vezes mais barata que uma compra financiada, pois o consórcio não tem juros.


Ao optar pelo consórcio de carros, você também se livra da entrada e de diversas burocracias. São várias opções de créditos, prazos e parcelas. E depois de contemplado você pode escolher a marca e modelo que quiser, seja ele novo ou seminovo. Além disso, você também pode fazer uma simulação de consórcio de auto, inserindo o valor do bem e a quantidade de parcelas que deseja pagar.


Para automóveis, os planos são de 50, 60, 70 ou até 80 meses. As cotas são distribuídas nas assembleias todos os meses, e variam com base em quanto o saldo do grupo permitir. 

A partir do consórcio também é possível adquirir sua moto sem juros, sem entrada e sem burocracias. As opções de créditos, prazos e parcelas são as mesmas do plano do Consórcio de Auto. Ao ser contemplado, o consorciado escolhe o modelo que preferir, desde que o valor seja coberto pela carta de crédito escolhida. Caso sobre parte do seu crédito, você pode usá-lo para amortizar parte das suas parcelas. 


No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.