Procedimentos proibidos no consórcio: regras para se tornar um consorciado

17/03/2022

Imagem blog

Procedimentos proibidos no consórcio: regras para se tornar um consorciado

O papel do consórcio é fazer com que as pessoas alcancem conquistas, inclusive  em tempos de crise. O consórcio tem essa fama no mercado por ser um meio simples e desburocratizado para comprar bens de alto valor, ou serviços que demandam planejamento, como um consórcio para viajar ou para reformar a casa. 

Não importa qual seja o seu desejo, com certeza há um tipo de consórcio para você chamar de seu! 

Em meio a tantas dúvidas sobre qual a melhor maneira de investir, o consórcio é uma alternativa viável para alcançar suas conquistas! Nesse cenário, as regras do consórcio desenham quais procedimentos são proibidos entre os participantes, assim, os benefícios são ainda maiores para comprar bens! 

Por que o consórcio é perfeito para alcançar conquistas?

O consórcio funciona da seguinte maneira: é um grupo de pessoas (físicas ou jurídicas) que se juntam para adquirir um bem ou serviço em comum - a vantagem é que no consórcio as parcelas são pequenas a longo prazo e não há cobrança de juros.

Trata-se aqui de uma modalidade de compra programada para quem não está com muita pressa de ter o bem em mãos, podendo tirar vantagens do planejamento financeiro para alcançar conquistas. 

Principais bens para conquistar através do consórcio:

  • Consórcio de Automóveis: carro, motocicleta, aeronave, barco, maquinários, entre outros;
  • Consórcio de Imóveis: terrenos, apartamento, sítio, casa;
  • Consórcio de Serviços ou conjunto de serviços: viagem, festa, tratamento cirúrgico, intercâmbio, entre outros.

No consórcio, o valor do bem ou serviço é repartido por um prazo determinado e os integrantes do grupo devem contribuir durante o período estabelecido.

O pagamento das parcelas é feito por mês, conforme o que foi estabelecido em contrato, assim como as contemplações – por meio de sorteio ou lance – com o crédito no valor do bem ou serviço escolhido inicialmente. As contemplações são feitas até o momento em que todos do grupo alcancem a conquista.

Principais benefícios do consórcio

  • Com o consórcio é possível fazer o parcelamento integral do valor do bem ou serviço;
  • Pagamento a prazo;
  • Poder de compra à vista, através da carta de crédito;
  • Chances de conquistar a carta de crédito pelo sorteio, sem precisar dar um lance;
  • Opções diferentes para utilizar o valor do crédito.

No caso, cada tipo de consórcio tem um prazo de duração e um número de cotas definidas pela administradora do consórcio, que é responsável pela organização de todo o processo do consórcio, por exemplo, por meio da criação de grupos de pessoas que desejem o mesmo bem e realizam sorteios.

procedimentos-proibidos-no-consorcio-regras-para-se-tornar-um-consorciado

Procedimentos proibidos e regras no consórcio

Quanto tempo dura um grupo de consórcio?

No consórcio, um grupo é formado a partir da data da primeira Assembleia Geral Ordinária. A presença nas assembleias não é obrigatória, mas  é neste momento que há  a contemplação dos créditos para compras de bens ou serviços. Além de ser um espaço em que comunicações são feitas sobre o andamento do grupo.

Dessa maneira, a duração do grupo de consórcio irá depender de questões como o tempo disponível do consorciado para pagamento do crédito que ele contratou, por isso, é fundamental que esse prazo esteja constando em contrato. 

No contrato também devem estar em destaque os valores das prestações que serão pagas pelo consorciado previamente. Nesses valores que serão pagos mensalmente, estão incluídas despesas como o fundo comum,  em que o saldo acumulado é somado. 

Ah, não podemos nos esquecer da taxa de administração, que é o valor pago à administradora pelos serviços prestados. São itens que devem estar em contrato. 

Documentos para entrar no consórcio

O primeiro passo é fazer uma simulação no UP Consórcios, assim, você terá mais informações para contratar o melhor plano e seguir na busca do seu objetivo com organização financeira. Feita a simulação da compra, é hora de separar os documentos para abrir um consórcio, sendo eles:

  • CPF e RG;
  • Certidão de Nascimento;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

Nada muito especial, certo? 

São documentos comuns, do dia-a-dia, que comprovam que o consórcio é muito menos burocrático do que outras modalidades de compra. Se a instituição do consórcio precisar de mais documentos, o participante será informado no ato da contratação. No geral, nesses casos, segue o protocolo do ‘’consórcio sem burocracia’’, pode acreditar! É um procedimento rápido e que não exige muito da sua preciosa paciência. Depois, é só esperar ser contemplado com a carta de crédito para comprar seu bem. 

Carta de crédito

Se você escolher entrar no consórcio e adquirir uma cota, o seu maior risco é ser um dos primeiros sortudos contemplados. Isso significa que você tem sua carta de crédito para adquirir seu bem!!! É tudo, né?

Mas vamos lá, independentemente da ordem em que são sorteados, todos os participantes receberão a carta de crédito durante o prazo estipulado em contrato.

Diferente do que muitos imaginam, o dinheiro não é depositado na conta do consorciado - afinal, nem a própria administradora do consórcio lida com as questões de compra-, por isso, existe a carta de crédito. Ela funciona como um vale-compras conquistado por meio do consórcio.

É proibido fazer consórcio com nome sujo?

É possível entrar no consórcio mesmo com o nome sujo. Mesmo que você esteja negativado, poderá participar normalmente das assembleias (faça isso!), desde que as mensalidades estejam em dia. 

O mais importante é estar com o seu pagamento em dia — quem atrasa as parcelas têm a cota retirada do sorteio de contemplação. Porém, se você está com restrição no nome, pode ser que tenha que apresentar um comprovante de renda ou contar com a ajuda de um devedor solidário (que garanta o pagamento naquele mês que as contas apertaram) antes de obter aprovação da carta contemplada para conseguir realizar a compra de determinado bem (que que cê tá querendo, diz aí: carro, casa?) ou a contratação do serviço (aquela eurotrip, intercâmbio, festa de casamento…). 

Se isso acontecer, o departamento de finanças da administradora do consórcio está pronto para te auxiliar da melhor forma. Para que a carta de crédito seja aprovada, é feita uma análise que leva em conta também o histórico do consumidor e suas dívidas. Ou seja, fazer consórcio com restrição no nome pode atrapalhar o recebimento da carta de crédito. Mas com planejamento você pode terminar o consórcio com o nome limpo, ok? E essa é a ideia do consórcio:  conseguir investir dentro das suas condições! 

Lances no consórcio 

O lance do consórcio funciona como uma espécie de antecipação do pagamento dos valores referentes às parcelas. Assim como existem os sorteios nas assembleias, o Lance é a outra forma de contemplação em consórcio.

Apesar de terem a mesma função (chegar a contemplação), há diferenças importantes que merecem sua atenção. Os lances, por exemplo, não dependem da sorte, porque são daquele tipo de ‘quem oferecer o maior leva’. Os sorteios, nesses casos, só acontecem quando há empate. É a administradora de consórcio que estabelece as regras referentes à qual momento a oferta deve ser feita, mas, normalmente, ele antecede em algumas horas ou dias antes da assembleia de consórcio

Veja como funciona a oferta de lance no UP Consórcios:

O lance livre faz juz ao nome. O consorciado pode oferecer qualquer valor, sem limites máximos ou mínimos. Podemos até dizer que o lance livre tem o funcionamento semelhante ao leilão, sistema no qual quem oferece mais leva. 

Para ofertar um lance é simples: basta calcular quantas parcelas deseja antecipar e informar à administradora no momento apropriado (que ocorre 24 horas antes das assembleias de consórcio).

Bom, para finalizar o conteúdo, só posso dizer que o consórcio é muito mais tranquilo! E se você chegou até aqui, mas ainda tem alguma dúvida, pode comprovar direto no nosso site! 

No UP, você encontra as menores parcelas do mercado: Simule, compare e compre.