Dá pra comprar carro em qualquer loja com consórcio contemplado?

17/03/2022

Imagem blog

Dá pra comprar carro em qualquer loja com consórcio contemplado?

Após conquistar a carta de crédito no consórcio é possível comprar carro onde quiser. Entre tantos desafios decorrentes da crise, o consórcio tem sido apontado como uma das melhores opções para comprar automóvel sem comprometer o orçamento com o pagamento de altas taxas de juros. 

Essa modalidade de compra torna possível adquirir seu bem utilizando uma carta de crédito para carro

Como comprar um carro com carta de crédito?

Antes de qualquer coisa, é essencial entender um pouco mais sobre o funcionamento do consórcio. No consórcio, um grupo de pessoas com o mesmo objetivo - a compra de uma casa, um carro ou a contratação de um serviço - se reúne, fazendo o pagamento de parcelas mensais. Com o valor arrecadado temos as contemplações, que é o momento em que o dinheiro fica disponível para realização do objetivo. A contemplação acontece por sorteio ou por lance. Os sorteios são geralmente feitos pela loteria federal mas, em alguns casos, por globo esférico em assembleia presencial ou on-line.

Os grupos de consórcio são administrados por empresas que cobram uma taxa de administração para cobrir os custos de gestão. A administradora de consórcio permite a segurança do parcelamento do bem de modo que a soma das parcelas permita que todos no grupo tenham a certeza da realização dos objetivos.

Nas assembléias temos várias contemplações. De acordo com o saldo do grupo, ou seja, com o valor arrecadado com as parcelas. Ofertar um lance é uma forma de adiantar a contemplação. Falaremos mais sobre isso adiante.

Consórcio ou financiamento de carro? O que vale mais a pena?

Se há uma vantagem em torno da carta de crédito é que ela dá grande poder de negociação para os participantes de um consórcio. Pagar com carta de crédito é o mesmo que comprar à vista e, por isso, você pode negociar um bom desconto com o vendedor do carro. E melhor ainda, você pode comprar direto do proprietário, o processo é bem simples e te deixa mais seguro porque o carro vai ser vistoriado por um especialista, o que garante que você está fazendo uma boa compra.

É possível destacarmos também outros diferenciais significativos. Um deles é que não é necessário dar nenhum valor de entrada, ou seja, o valor do carro é parcelado de maneira integral pelo prazo do plano contratado. Outro benefício é que não há a cobrança de juros altos, como acontece ao financiar um carro, o que existe é a taxa de administração, o que é imbatível quando comparado a qualquer outra modalidade de crédito.

Como o consórcio é uma forma de aquisição planejada, caso você já tenha um veículo e pretenda trocar em breve, essa é uma maneira de se preparar financeiramente e fazer a substituição com calma.

Por outro lado, o poder de compra do consorciado se mantém ao longo do plano, de forma inteligente e sustentável, visto que a carta de crédito é atualizada anualmente acompanhando o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo), com o objetivo de manter a carta de crédito com o valor suficiente para a aquisição do bem desejado,  independentemente de quando ocorrer a contemplação.

As cartas de crédito podem ser utilizadas para a aquisição de qualquer bem, desde que esteja dentro da categoria contratada, como imóvel ou veículo. Ou seja, você possui flexibilidade para escolher a marca e modelo do seu carro de acordo com a sua vontade.

da-pra-comprar-carro-em-qualquer-loja-com-consorcio-contemplado

Como ser contemplado no consórcio? 

O primeiro passo para conseguir a carta de crédito é entender como funciona o processo de contemplação no consórcio, compreender bem como funciona desde a liberação desse crédito até o seu uso para compra do bem desejado.

Então vamos lá! Agora é a hora de esclarecer TUDO sobre o consórcio

No consórcio, você adquire uma cota e a partir disso faz parte de um grupo, ali, são realizados pagamentos mensais conforme os objetivos em comum referente ao plano de consórcio. 

Nas assembleias de consórcio é o momento , é o lugar em que ocorre onde há os sorteios e definição do lance ganhador, a partir da análise de todas as ofertas de lances. São elas que permitem a contemplação de um ou mais participantes, quando os  e então recursos podem ser utilizados para comprar o bem desejado. Juntos, esses recursos são reunidos na forma da carta de crédito, trata-se do valor que um determinado consórcio oferece para a contratação do serviço ou compra do bem especificado. A carta de crédito, dessa forma, é um valor no qual é possível adquirir o bem desejado a partir do consórcio. O objetivo dela é estabelecer segurança para quem compra e também para a administradora do negócio, assim, tudo o que é previsto pode acontecer. 

Diferente da compra à vista, para conseguir a carta de crédito é preciso passar por alguns procedimentos, veja só: 

Seleção do valor

O primeiro passo (real oficial) para conseguir a carta de crédito é definir seu valor. Ou seja, o valor que ele deseja para alcançar seu objetivo de compra. E mais que isso, é preciso definir qual a quantia que ele pode pagar.

Para ter sucesso nessa escolha, a dica é definir bem o tempo de consórcio e da renda. O mais indicado é que o valor da parcela não comprometa mais do que 30% da renda, contribuindo para a segurança financeira do participante do consórcio.

Não se preocupe, se você ainda não tem muito bem definido o valor, é possível alterá-lo quando o consórcio já está em andamento. Se no meio do andamento do consórcio, por exemplo, você não conseguir fazer o pagamento das parcelas de um determinado valor, é possível reduzir a carta de crédito para driblar as preocupações financeiras. Por outro lado, quem quiser pagar um pouco mais, pode estender o seu limite. O mais importante de tudo é sempre estar em contato com a administradora do consórcio e respeitar o que foi definido no contrato.

É preciso ser contemplado no consórcio

Todos que começam a pagar as mensalidades serão contemplados. No entanto, nenhuma administradora de consórcio pode garantir a data que essa contemplação acontecerá. Pode ser no primeiro, no segundo, no último mês…

Isso porque o consorciado, ao investir em uma carta, participa de um grupo com diversos outros consorciados interessados em bens semelhantes.

Todos os meses são realizadas assembleias para divulgar os contemplados de acordo com o sorteio da Loteria Federal. Como os concursos são realizados duas vezes por semana, às quartas e sábados, considera-se o sorteio mais próximo à data das Assembleias.

Se você for sorteado, é contemplado com a carta de crédito. Porém, existe outra forma que pode garantir a contemplação de forma mais rápida – ou de acordo com o que você tiver planejado: a oferta do lance.

Contemplação do por lance

Quem deseja antecipar a aquisição do bem, pode optar pelo lance. Funciona da seguinte forma: até o dia anterior à Assembleia, você pode fazer  uma oferta com o valor que dispõe para pagamento do lance, por e-mail, aplicativo ou central telefônica.

Para definir o valor do lance, você pode fazer este cálculo pela quantidade de parcelas que deseja quitar da sua carta ou acompanhar os valores ofertados ao longo das assembleias, ofertando um percentual da sua carta de crédito.

Vale lembrar que registrar a oferta do valor antes da assembleia não significa que ele é debitado antes do sorteio. Somente após a contemplação e a etapa de comprovação de documentos que o valor é debitado para a administradora do consórcio.

Aquisição indireta

Já que estamos falando de aquisição, é fundamental notar que, se tratando do funcionamento, a carta de crédito promove uma aquisição indireta. 

Esse valor, na realidade, é utilizado pela administradora para adquirir o bem desejado.

Diante disso, o valor não cai diretamente na conta do contemplado, e sim é utilizado para fazer a aquisição do que é desejado. 

Isso é importante para evitar que os recursos sejam utilizados para bens diferentes daqueles contratados — ou seja, uma carta de crédito imobiliário, por exemplo, serve para comprar bens relacionados a imóveis, dessa forma não podem ser utilizados para outros fins, como adquirir um automóvel.

Pagamento à vista

Uma coisa é certa, o contemplado não pode fazer a aquisição de forma direta do bem ou serviço, entretanto, ele ganha muito poder de negociação. Como o pagamento é realizado à vista, é possível conseguir descontos diante da liquidez da operação.

Vamos a um exemplo, se o contemplado desejar adquirir um imóvel de R$ 300 mil, mas o imóvel fica semanas no mercado e começa a indicar que vai encalhar, essa é a hora que o proprietário começa a ficar atento com a desvalorização do bem e a potencial perda de dinheiro. Diante disso, com a carta de crédito, você pode fazer uma proposta no valor de R$ 285 mil, e então pode alegar que o pagamento é feito à vista. Se o proprietário não aceitar a primeira oferta, é provável que o valor de venda final seja consideravelmente abaixo do valor inicial. Diante disso, como há riscos menores para quem vende, a oferta de dinheiro vivo e do valor integral à vista, geralmente, torna disponível descontos muito vantajosos, o que permite um melhor uso da carta de crédito.

Faça simulação de consórcio aqui no UP e se prepare para tirar os planos do papel com total segurança e tranquilidade