Quanto eu preciso ter para entrar no consórcio?

17/03/2022

Imagem blog

Quanto eu preciso ter para entrar no consórcio?

Todo mundo tem algo a conquistar. Pode ser desde uma viagem até a compra de um carro e imóvel ou a realização de um procedimento estético. Todos temos planos. Antes de saber quanto custa um consórcio saiba que para entrar no consórcio é necessário ter algo um objetivo: imóvel, automóvel ou algum tipo de serviço (cirurgia plástica, viagens, festa de casamento, e muito mais). Tendo isso em mente, é hora de tirar a ideia do papel. Nesse momento o consórcio é seu maior aliado, pois irá te auxiliar com um planejamento financeiro para alcançar sua conquista. 

O bom do consórcio é não será necessário ter uma reserva (dinheiro) significativa num primeiro momento, fique tranquilo! O consórcio corresponde à compra planejada, ou seja, permite a aquisição de bens e serviços a partir do pagamento justo de parcelas firmadas em contrato. 

Quanto preciso ter para entrar no consórcio?

Bom, agora você já sabe que o mais importante é ter um plano antes de entrar no consórcio (planejamento é tudo!). Vamos à outras informações valiosas do consórcio: 

1. Quanto você pode investir por mês?

O primeiro passo para fazer um consórcio com segurança é conhecer seu orçamento. O consórcio te permite escolher o valor da parcela, assim é possível assumir esse compromisso sem prejudicar suas contas. No entanto, tenha uma ideia esclarecida sobre o limite do seu orçamento para evitar apertos financeiros. Portanto, faça um planejamento para investir no consórcio considerando gastos como:

  • contas mensais que você já está habituado (aluguel, internet e luz, por exemplo);
  • pagamento de crediários, carnês e faturas de cartão de crédito;
  • mensalidades escolares, plano de saúde e outros compromissos;
  • alimentação e transporte;
  • diversão e lazer da família, entre outros.

Muitas pessoas, na hora de fazer um planejamento financeiro, esquecem de considerar os pequenos gastos do cotidiano. Porém, olhar essas despesas comuns é essencial para uma avaliação mais realista e sem erros.

2. Tenha uma reserva financeira

Para segurar a onda dos imprevistos, ter um saldo extra é sempre bem-vindo. Monte uma reserva financeira! Faça aplicação desse dinheiro na poupança ou em outro investimento com alta liquidez, daquele tipo de situação que você possa sacar sem demora diante de uma emergência. Aquela história de deixar dinheiro guardado em casa… não não! Assim, você evita riscos e desvalorização do dinheiro, lembre-se que a inflação reduz o poder de compra do dinheiro.

O mais indicado é acumular dinheiro suficiente para cobrir entre 3 e 6 meses de seu salário. A partir disso você estará mais tranquilo e exclui a necessidade de recorrer a empréstimos e financiamentos (que têm juros elevados que podem pesar muito no bolso), ou atrasar o pagamento de contas

Que tal utilizar o valor que passar dessa meta para abater parcelas de seu consórcio antes do esperado? Ou até mesmo dar lances que podem acelerar sua contemplação, logo, como resultado, você terá a conquista do seu objetivo  mais rápido.

3. Tenha um orçamento visando a contemplação

Por exemplo, ao contratar um consórcio como um consórcio de automóvel, você deve colocar na ponta do lápis outros custos como manutenção, pagamento de impostos, abastecimento e limpeza. O mesmo acontece quando você opta por comprar um imóvel, não é mesmo? 

Em ambos os casos pode ser que você precise arcar com custos relacionados à documentação e transferência de titularidade. É aqui que é essencial ter a visão sobre estar contemplado no consórcio. Afinal, existe vida após as parcelas do consórcio. 

Dessa forma, planeje seu orçamento para investir no consórcio tendo como base também essas despesas. Do contrário, suas pretensões podem não sair como o esperado (bate na madeira). 

quanto-eu-preciso-ter-para-entrar-no-consorcio

Simulação para entrar no consórcio com segurança!

Podemos dizer que o simulador de consórcios é uma ferramenta para análise prévia do crédito desejado e as possibilidades de pagamento desse recurso. Dessa forma, o cliente (futuro consorciado) tem condições de avaliar o valor da parcela e então escolher o plano que melhor se adequa ao orçamento.

Optar por utilizar o simulador de consórcio, permite que você possa descartar aquelas opções que não tem nada a ver com seus objetivos e nem com o seu orçamento. A partir de resultados específicos para as suas preferências, será muito mais fácil alcançar seu principal objetivo: a conquista do seu bem de alto valor

Como utilizar o simulador de consórcio do UP?

Não tem segredo. O simulador de consórcio do UP Consórcios, além de confiável, é super descomplicado. Confira o passo a passo para consórcio de imóvel, mas que também  se aplica para outras opções de consórcio.

1. entre na página do simulador de consórcio de imóvel;

2. clique sobre a opção Simule Agora no tipo de consórcio de imóvel;

3.  preencha os seus dados no formulário que será aberto;

4. escolha a opção ‘’Imóveis’’ para fazer a simulação do consórcio de imóvel;

5. arraste a barra de valores até o local desejado;

6. clique em "Avançar";

7. tenha acesso ao resultado da simulação de consórcio;

8. prontinho! Nem precisa aguardar o contato de um especialista. Aqui no UP Consórcios é sem enrolação! As informações sobre o consórcio são imediatas! 

9.escolha o plano que melhor atenda o seu perfil e clique em ‘’Contratar’’;

Todo esse processo levará apenas alguns minutos. Após ter acesso aos valores do consórcio de forma simplificada, você poderá ficar tranquilo (a) para tomar qualquer decisão para investir no seu objetivo sem preocupações. Além disso, terá contato direto com uma equipe de profissionais que pode tirar suas dúvidas a qualquer momento.

Por que é importante usar simulador antes de entrar no consórcio?

Qualquer decisão que envolva capital financeiro deve ser tomada com bastante cuidado, principalmente em tempos de instabilidade econômica. Dessa forma, quanto mais informações para avaliar e comparar, mais assertivo será seu negócio. E é aí que o simulador de consórcio  entra em cena fazendo TOTAL diferença. Confira as principais vantagens:

  • Personalização: você pode selecionar as opções que mais se encaixam ao seu orçamento e, assim, tem um resultado ideal para seu perfil;
  • Praticidade: o simulador de consórcio UP é fácil e intuitivo, em poucos passos (e minutos) você consegue obter os resultados;
  • Comodidade: é tudo on-line, amigo(a)! É possível fazer esse processo onde e quando você quiser;
  • Variedade: uma série de opções de planos e créditos para comparar e escolher;
  • Transparência: antes de entrar no consórcio, você sabe exatamente quanto vai pagar, é sem enrolação real oficial
  • Planejamento: permite organizar os custos e o tempo necessários para aproximar você do que mais quer conquistar.

Investimento com Risco Zero? Só aqui no UP! 

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da poupança. Com o UP Consórcios você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.