Voltar
06/2021

Valor do seguro de carro e manutenção: conheça os principais custos para proteger o seu carro

O valor do seguro de carro é responsável por dois benefícios muito vantajosos: a proteção e a tranquilidade. Por isso não é custo, é investimento. Algumas pessoas podem não valorizar as coberturas de um seguro de carro, mas sabem que são essenciais para os motoristas preocupados em proteger o seu patrimônio. Na hora de escolher a opção ideal, um dos fatores que mais irá pesar na decisão é o seu custo.

De modo geral, a cotação de seguro para carro popular costuma variar entre 3% e 5% do valor de mercado do veículo, os valores se diferenciam devido a outros serviços oferecidos!

Como o valor do seguro de carro é escolhido? 

Uma coisa é certa, para cada tipo de carro e situação, as seguradoras de carro consideram diferentes níveis de risco. Você sabe quais são os critérios avaliados? 

Modelo do veículo

Quanto maior o valor do carro segurado, maior também será a indenização em um eventual sinistro. Diante disso, o modelo do veículo torna-se um dos principais fatores para concluir o valor do seu seguro. Outro fator importante, além do valor do seguro, é que cada modelo de carro é avaliado de acordo com um índice de sinistralidade. Ou seja, trata-se de uma estimativa acerca da probabilidade que um veículo tem se estiver envolvido em algum tipo de sinistro.

A fim de compor esse indicador, as seguradoras fazem uso de registros internos, é um recurso que pode desdobrar numa variação de valor entre diferentes empresas. Assim, o mais indicado é fazer buscas até encontrar aquela que ofereça os melhores valores para o seu carro.

Tipo de seguro

As coberturas de um seguro de carro variam, um dos motivos disso está no fato de que, para tornar o seguro de carro mais flexível e acessível a muitas pessoas, as seguradoras costumam disponibilizar diferentes planos de contratação. O tipo de seguro contratado mais comum é chamado de compreensivo, que garante cobertura contra diferentes eventos que possam afetar o veículo.

Entretanto, além disso é possível contratar somente coberturas contra roubo e furto, o que irá auxiliar na redução do valor a ser pago. Há ainda opções que são exclusivas contra danos causados a terceiros e contra acidentes de passageiros.

Coberturas adicionais

As coberturas adicionais podem ser contratadas, e tendem a tornar a proteção do seguro  de carro mais completa. Entre elas, podemos citar: assistência médica e mecânica 24 horas, proteção para vidros, lanternas, faróis, retrovisores, para-choque, carro extra e cobertura internacional. Porém, é necessário ter em mente que cada uma dessas coberturas irá refletir também nos custos, ou seja, planos mais completos são mais caros.

O carro é um bem de custo elevado. No entanto, para compensar os custos envolvidos, o seguro automotivo oferece diversas vantagens aos proprietários. À começar, a segurança da preservação do patrimônio na ocorrência de qualquer sinistro previsto na apólice é uma delas. 

O motorista também tem coberturas de seguro de carro que evitam que o segurado sofra com grandes prejuízos, minimizando as perdas em casos de acidente ou mesmo de roubo de veículo. Isso tudo resulta em maior tranquilidade aos donos de veículos, tanto para carros populares quanto para carros luxuosos e esportivos.

Avalie suas despesas e necessidades com coberturas, e tenha certeza que a seguradora é sólida e confiável, garantindo que você terá o auxílio necessário em qualquer situação. Confira nossa lista dos principais preços de seguro de carro popular no Brasil:

valor-do-seguro-de-carro-e-manutencao-conheca-os-principais-custos-para-proteger-o-seu-carro

Carro mais vendido no Brasil + Preço do Seguro

Principais custos para ter um carro 

Emplacamento ou transferência

Vamos supor que você tenha escolhido comprar um carro zero quilômetro, neste caso, a primeira tarefa será arcar com o emplacamento, os custos da documentação, assim como o pagamento do IPVA.

Os custos de carro para essa função variam de estado para estado, podendo chegar até 5% do valor total do automóvel. Agora, se você vai comprar um carro usado, será necessário pagar as taxas de transferência, que também variam de acordo com cada região.

Se optar por recorrer a um despachante para facilitar o andamento do processo, o pagamento será de uma taxa pela prestação do serviço.

IPVA

Muitos impostos, unidos, desdobram no valor final de um carro. Entretanto, você não deve esquecer que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não é pago apenas quando você compra um carro novo, certo? 

Além disso, todo ano você terá que desembolsar determinada quantia para cobrir o pagamento desse imposto, assim como das taxas de licenciamento do automóvel.

Combustível

Em tempos de crise, o combustível é um dos primeiros itens a sofrer variação de preço. Pense nisso quando for comprar um carro, pois há modelos que demandam maior consumo de combustível no dia a dia, outros menos. Vale a pena tomar uma decisão respaldando-se nas suas necessidades. No Brasil, há automóveis bastante econômicos, capazes de rodar mais de 15 quilômetros com um litro de gasolina, porém, por outro lado, há os modelos que exigem paradas frequentes no posto.

A dica é: vai comprar um carro e está preocupado(a) com o preço do combustível

Verifique a média de consumo por quilômetro rodado — tanto na estrada quanto na cidade. Após isso, calcule o que esse consumo representará no seu orçamento mensal, o carro será utilizado para quais tarefas? Isso porque o custo pode comprometê-lo.

Manutenção

A manutenção é um excelente recurso para fugir de dores de cabeça e riscos para a segurança. Quando aprendemos a dirigir, na autoescola, passamos a compreender que um automóvel em perfeito estado de conservação e condições de uso é fundamental para integridade dele e também para garantir segurança. Assim, fique atento, a manutenção deve ser feita periodicamente para minimizar o desgaste do veículo. Carro na manutenção é sinônimo de conforto do motorista e dos passageiros e, claro, mais segurança. 

Uma vantagem em prestar atenção nesse aspecto é que na hora da revenda, a qualidade das ofertas também estão diretamente ligadas ao estado do veículo. Automóveis com manutenções regulares e preventivas tendem a ser mais valorizados no mercado.

Fique por dentro dos detalhes a partir de agora, isso inclui: atenção ao óleo, filtros, pneus, funilaria, pintura, e assim por diante. 

Revisões

Nos custos de carro também devem estar incluídas as revisões: correias, mangueiras ressecadas, embreagem, amortecedores e outros componentes do carro precisam ser checados e renovados de tempo em tempo. Fazendo isso, é possível garantir o perfeito funcionamento do veículo e a segurança dos passageiros. 

Limpeza

Se, assim como eu, você tem virgem no seu mapa astral, certamente terá um custo fixo de limpeza do carro e esse é um custo razoável.

Mas como tudo tem solução, a fim de economizar, muitas vezes eu tenho o hábito de limpar o carro por conta própria. Essa alternativa elimina o custo da mão de obra profissional, porém, a compra de produtos de limpeza específicos permanece.

Além disso, quando você escolhe levar o carro para um profissional, a qualidade e especificidade dos produtos são mais adequados e interferem consideravelmente na durabilidade dos resultados: assim, o carro se manterá limpo por mais tempo. Outro benefício da limpeza é manter o estado de conservação, que é essencial para manter seu carro  valorizado no mercado.

Em resumo, estes são os principais custos de um carro. Prontinho! Agora você está preparado para um planejamento financeiro que corresponda às suas necessidades.

Faça um UP Consórcio para comprar carro!

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, onde você pode pegar as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança e em dinheiro! 

E a melhor de todas: a taxa administrativa é só depois da contemplação, além de oferecer crédito sem juros, sem taxas de adesão e sem fundo de reserva. 

Como oferecemos um consórcio livre de altas taxas? Não temos intermediários! Aqui a tecnologia trabalha a seu favor, oferecendo autonomia na contratação, sem pressão e com liberdade de escolha! 

Aqui você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre.


Simule seu consórcio agora mesmo!

Simule agora

Outras matérias relacionadas

05/2021

Como funciona a compra de Auto pelo Consórcio

Na vida, sempre surge uma questão: Qual a melhor forma de adquirir um carro? Confira nosso artigo e saiba como funciona a compra de Auto pelo consórcio!

05/2021

Melhores bairros para comprar apartamento em São Paulo

A capital de São Paulo é um dos lugares mais procurados para se viver. Acesse e confira os melhores bairros para comprar apartamento em São Paulo!

05/2021

Quanto custa um consórcio de moto?

Está contando as moedas para poder comprar sua moto? Te contamos quanto custa um consórcio de moto com parcelas que cabem no seu bolso.

Valor do seguro de carro e manutenção: conheça os principais custos para proteger o seu carro

Valor do seguro de carro e manutenção: conheça os principais custos para proteger o seu carro

O valor do seguro de carro é responsável por dois benefícios muito vantajosos: a proteção e a tranquilidade. Por isso não é custo, é investimento. Algumas pessoas podem não valorizar as coberturas de um seguro de carro, mas sabem que são essenciais para os motoristas preocupados em proteger o seu patrimônio. Na hora de escolher a opção ideal, um dos fatores que mais irá pesar na decisão é o seu custo.

De modo geral, a cotação de seguro para carro popular costuma variar entre 3% e 5% do valor de mercado do veículo, os valores se diferenciam devido a outros serviços oferecidos!

Como o valor do seguro de carro é escolhido? 

Uma coisa é certa, para cada tipo de carro e situação, as seguradoras de carro consideram diferentes níveis de risco. Você sabe quais são os critérios avaliados? 

Modelo do veículo

Quanto maior o valor do carro segurado, maior também será a indenização em um eventual sinistro. Diante disso, o modelo do veículo torna-se um dos principais fatores para concluir o valor do seu seguro. Outro fator importante, além do valor do seguro, é que cada modelo de carro é avaliado de acordo com um índice de sinistralidade. Ou seja, trata-se de uma estimativa acerca da probabilidade que um veículo tem se estiver envolvido em algum tipo de sinistro.

A fim de compor esse indicador, as seguradoras fazem uso de registros internos, é um recurso que pode desdobrar numa variação de valor entre diferentes empresas. Assim, o mais indicado é fazer buscas até encontrar aquela que ofereça os melhores valores para o seu carro.

Tipo de seguro

As coberturas de um seguro de carro variam, um dos motivos disso está no fato de que, para tornar o seguro de carro mais flexível e acessível a muitas pessoas, as seguradoras costumam disponibilizar diferentes planos de contratação. O tipo de seguro contratado mais comum é chamado de compreensivo, que garante cobertura contra diferentes eventos que possam afetar o veículo.

Entretanto, além disso é possível contratar somente coberturas contra roubo e furto, o que irá auxiliar na redução do valor a ser pago. Há ainda opções que são exclusivas contra danos causados a terceiros e contra acidentes de passageiros.

Coberturas adicionais

As coberturas adicionais podem ser contratadas, e tendem a tornar a proteção do seguro  de carro mais completa. Entre elas, podemos citar: assistência médica e mecânica 24 horas, proteção para vidros, lanternas, faróis, retrovisores, para-choque, carro extra e cobertura internacional. Porém, é necessário ter em mente que cada uma dessas coberturas irá refletir também nos custos, ou seja, planos mais completos são mais caros.

O carro é um bem de custo elevado. No entanto, para compensar os custos envolvidos, o seguro automotivo oferece diversas vantagens aos proprietários. À começar, a segurança da preservação do patrimônio na ocorrência de qualquer sinistro previsto na apólice é uma delas. 

O motorista também tem coberturas de seguro de carro que evitam que o segurado sofra com grandes prejuízos, minimizando as perdas em casos de acidente ou mesmo de roubo de veículo. Isso tudo resulta em maior tranquilidade aos donos de veículos, tanto para carros populares quanto para carros luxuosos e esportivos.

Avalie suas despesas e necessidades com coberturas, e tenha certeza que a seguradora é sólida e confiável, garantindo que você terá o auxílio necessário em qualquer situação. Confira nossa lista dos principais preços de seguro de carro popular no Brasil:

valor-do-seguro-de-carro-e-manutencao-conheca-os-principais-custos-para-proteger-o-seu-carro

Carro mais vendido no Brasil + Preço do Seguro

Principais custos para ter um carro 

Emplacamento ou transferência

Vamos supor que você tenha escolhido comprar um carro zero quilômetro, neste caso, a primeira tarefa será arcar com o emplacamento, os custos da documentação, assim como o pagamento do IPVA.

Os custos de carro para essa função variam de estado para estado, podendo chegar até 5% do valor total do automóvel. Agora, se você vai comprar um carro usado, será necessário pagar as taxas de transferência, que também variam de acordo com cada região.

Se optar por recorrer a um despachante para facilitar o andamento do processo, o pagamento será de uma taxa pela prestação do serviço.

IPVA

Muitos impostos, unidos, desdobram no valor final de um carro. Entretanto, você não deve esquecer que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não é pago apenas quando você compra um carro novo, certo? 

Além disso, todo ano você terá que desembolsar determinada quantia para cobrir o pagamento desse imposto, assim como das taxas de licenciamento do automóvel.

Combustível

Em tempos de crise, o combustível é um dos primeiros itens a sofrer variação de preço. Pense nisso quando for comprar um carro, pois há modelos que demandam maior consumo de combustível no dia a dia, outros menos. Vale a pena tomar uma decisão respaldando-se nas suas necessidades. No Brasil, há automóveis bastante econômicos, capazes de rodar mais de 15 quilômetros com um litro de gasolina, porém, por outro lado, há os modelos que exigem paradas frequentes no posto.

A dica é: vai comprar um carro e está preocupado(a) com o preço do combustível

Verifique a média de consumo por quilômetro rodado — tanto na estrada quanto na cidade. Após isso, calcule o que esse consumo representará no seu orçamento mensal, o carro será utilizado para quais tarefas? Isso porque o custo pode comprometê-lo.

Manutenção

A manutenção é um excelente recurso para fugir de dores de cabeça e riscos para a segurança. Quando aprendemos a dirigir, na autoescola, passamos a compreender que um automóvel em perfeito estado de conservação e condições de uso é fundamental para integridade dele e também para garantir segurança. Assim, fique atento, a manutenção deve ser feita periodicamente para minimizar o desgaste do veículo. Carro na manutenção é sinônimo de conforto do motorista e dos passageiros e, claro, mais segurança. 

Uma vantagem em prestar atenção nesse aspecto é que na hora da revenda, a qualidade das ofertas também estão diretamente ligadas ao estado do veículo. Automóveis com manutenções regulares e preventivas tendem a ser mais valorizados no mercado.

Fique por dentro dos detalhes a partir de agora, isso inclui: atenção ao óleo, filtros, pneus, funilaria, pintura, e assim por diante. 

Revisões

Nos custos de carro também devem estar incluídas as revisões: correias, mangueiras ressecadas, embreagem, amortecedores e outros componentes do carro precisam ser checados e renovados de tempo em tempo. Fazendo isso, é possível garantir o perfeito funcionamento do veículo e a segurança dos passageiros. 

Limpeza

Se, assim como eu, você tem virgem no seu mapa astral, certamente terá um custo fixo de limpeza do carro e esse é um custo razoável.

Mas como tudo tem solução, a fim de economizar, muitas vezes eu tenho o hábito de limpar o carro por conta própria. Essa alternativa elimina o custo da mão de obra profissional, porém, a compra de produtos de limpeza específicos permanece.

Além disso, quando você escolhe levar o carro para um profissional, a qualidade e especificidade dos produtos são mais adequados e interferem consideravelmente na durabilidade dos resultados: assim, o carro se manterá limpo por mais tempo. Outro benefício da limpeza é manter o estado de conservação, que é essencial para manter seu carro  valorizado no mercado.

Em resumo, estes são os principais custos de um carro. Prontinho! Agora você está preparado para um planejamento financeiro que corresponda às suas necessidades.

Faça um UP Consórcio para comprar carro!

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, onde você pode pegar as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança e em dinheiro! 

E a melhor de todas: a taxa administrativa é só depois da contemplação, além de oferecer crédito sem juros, sem taxas de adesão e sem fundo de reserva. 

Como oferecemos um consórcio livre de altas taxas? Não temos intermediários! Aqui a tecnologia trabalha a seu favor, oferecendo autonomia na contratação, sem pressão e com liberdade de escolha! 

Aqui você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre.


Últimas Postagens

Consórcio de maquinário agrícola vale a pena?

A mecanização na agricultura elevou o agronegócio a um patamar de produtividade nunca antes visto. Mas consócio de maquinário vale a pena? Confira!

Test drive de trator: entenda a importância do teste antes de comprar

Alguma vez você já fez um test drive de trator? Te explicamos a importância de fazer antes de fechar a compra. Confira os detalhes neste artigo!

Consórcio de veículos em crescimento no Brasil

Se você quer fazer um comprar um carro, antes precisa entender como consórcio de veículos em crescimento no Brasil pode te ajudar.

O que acontece com o consórcio após a morte do consorciado sem seguro?

Você sabe o que acontece com o consórcio após a morte do consorciado sem seguro? É uma situação triste, mas explicamos a parte burocrática.

Investimento imobiliário em Balneário Camboriu

Saiba tudo sobre investimento imobiliário em Balneário Camboriu. Não perca mais tempo e invista na compra do seu imóvel com o UP Consórcios!

Quais as exigências para entrar no consórcio? 5 tópicos que você precisa saber

Conseguir conquistar algum bem de alto valor, como um imóvel ou um carro novo, envolve se organizar financeiramente.
Próximo
1 / 94
Facebook - UP Consórcios
Instagram - UP Consórcios
Twitter - UP Consórcios
Linkedin - UP Consórcios
Youtube - UP Consórcios
Deezer - UP Consórcios
Spotify - UP Consórcios