10 benefícios do consórcio para abrir empresa

17/03/2022

Imagem blog

10 benefícios do consórcio para abrir empresa

Não é de hoje que o brasileiro é conhecido por gostar de empreender. Não à toa uma das grandes características que turistas carregam de nosso país são oriundas das visões empreendedoras daqui. Aliás, é justamente nesses tempos de recuperação econômica que essa marca fica mais evidente, pois é a hora em que um número maior de pessoas busca o sucesso com negócios próprios.

Contudo, um fator limitante, muitas vezes, é conseguir os recursos necessários para tirar os planos do papel, o que faz que nem sempre seja uma tarefa fácil. Por outro lado, as opções de compra parcelada, como financiamento, deixam a desejar por suas altas taxas de juros, tornando-se um desafio gigantesco para muitos gestores.

Conheça os 10 benefícios do consórcio para abrir empresa

O consórcio é uma modalidade de compra lembrada, principalmente, quando o assunto é a compra de veículos ou de imóveis, o consórcio também é a melhor opção para quem quer abrir uma empresa, sabia?

No consórcio, os participantes não pagam altas taxas de juros sobre o valor do crédito desejado, nele é possível ter acesso aos recursos a um custo muito mais acessível quando comparado ao tradicional financiamento.

Geralmente, o consorciado é contemplado através dos sorteios, que são realizados até o último mês de vigência do contrato. Existem, também, outras opções, como ofertar lances, que tem o objetivo de reduzir o tempo de espera e disponibilizar o crédito o quanto antes. Ou seja, na prática, adquirir mais rápido o bem desejado.

O consórcio é a melhor opção para quem quer abrir uma empresa, mas ter um planejamento é fundamental. 

Aqueles que pretendem esperar pela contemplação por sorteio têm um tempo maior para alinhar seus planos, por outro lado, outras pessoas que têm mais pressa para adquirir bem, podem oferecer lances e devem logo traçar um plano de ação para empregar corretamente os recursos que em breve terão em mãos.

1. Negociação flexível para abrir empresa

A flexibilidade do consórcio, bem como o baixo nível de burocracias, são fatores que favorecem os gestores brasileiros. Por exemplo, os que querem comprar um imóvel comercial

O consórcio é a melhor opção, visto que parte do valor da carta de crédito pode ser usada no pagamento de materiais e de mão de obra para reformas no espaço, que certamente podem acontecer. 

Além disso, é possível usar parte dos recursos adquiridos no consórcio para cobrir custos com o processo de escrituração e o pagamento de impostos, como o Imposto sobre a Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI).

Ah, claro! Não podemos deixar de dizer que os custos que recaem sobre os novos empreendimentos costumam ser bastante significativos. Principalmente em tempos de crise, o que impede muitas pessoas de ter tranquilidade nesse processo de compra. Por isso, o consórcio é um excelente meio de financiar o desenvolvimento de uma empresa e manter uma saúde financeira interna positiva.

2. Carta de crédito para abrir empresa

No consórcio, a carta de crédito é considerada um pagamento à vista, assim, para quem quer abrir empresa, tem a enorme vantagem do poder de negociação na hora de procurar pelo imóvel comercial ideal para concretizar os planos.

Uma coisa é certa: o consórcio é ideal para qualquer tipo e tamanho de empresa. Quando o planejamento for bem realizado pelo gestor, o consórcio, enquanto modalidade de compra, é o empurrão que faltava para você transformar planos em conquistas.

Sem dúvida, a versatilidade do consórcio torna tudo mais fácil, e assim o administrador poderá escolher a melhor maneira de aplicar seus recursos, seja na compra de um bem imobiliário ou na formação de capital de giro para a empresa.

É fundamental se certificar de que a instituição financeira escolhida é de confiança. Para isso, antes de mais nada, consulte se a empresa é autorizada a realizar esse tipo de operação na página do Banco Central.

3. Parcelas facilitadas

Esqueça essa ideia de criar um patrimônio de uma vez só, esse processo deve ser feito passo a passo. O consórcio é um facilitador para você conquistar seus objetivos, afinal, oferece a possibilidade de construir patrimônio a médio e longo prazos por meio do pagamento de parcelas flexíveis.

No consórcio, outro benefício que merece destaque é: um jovem que já inicia usando o consórcio como modalidade de crédito, provavelmente, nunca irá pagar altos juros na vida! Adeus, bancos!

Esse é um diferencial em relação às parcelas de um financiamento: no final, os juros costumam dificultar a construção de um patrimônio pelos jovens, sobretudo, aqueles que estão começando. 

A matemática aqui é simples: quem compra o primeiro apartamento, pagando 3 imóveis ao banco, deixou de comprar dois! Sim, pagar altos juros está fora de cogitação para começar a construir seu patrimônio.

4. Custos mais baixos para bens de grande valor

Outra questão é o fato de ele oferecer bens de valor mais alto a custos menores. Bens de grande valor são, sobretudo, casas, apartamentos, terrenos, carros – bens que, sem dúvida nenhuma, constituem a base de todo patrimônio. Outros itens de valor podem ser destacados como o consórcio de serviços: intercâmbio, cirurgia plástica e outros. 

Um imóvel pode se tornar parte integrante do seu patrimônio a custos bem mais baixos do que um financiamento ou uma compra à vista pode oferecer. No momento, a compra de imóveis à vista é algo mais raro, acontecendo com mais frequência somente quando tratamos de uma troca de imóvel com uma pequena diferença de valor.

De modo geral, para o restante da população, a solução é o financiamento ou o consórcio. Sabemos muito bem que os custos de um financiamento nem sempre são compatíveis com a renda do brasileiro (basta considerar outros compromissos financeiros).

Para comprovar esse cenário, basta comparar o CET de um financiamento imobiliário com os custos totais de um consórcio. Independentemente do sistema de amortização escolhido (SAC, Price, SAM), os custos do consórcio serão bem menores. O motivo está diante da realidade de que o máximo que o consórcio cobra é a taxa de administração, diluída ao longo de todo o prazo do plano.

5. Caminho mais rápido para aquisição do bem

O consórcio é  considerado um investimento a médio ou longo prazo, apesar disso,  é o caminho mais rápido para construir seu patrimônio. Considere, por exemplo, o tempo necessário para juntar certa quantia de dinheiro para comprar um imóvel à vista – pode levar muitos anos e, durante esse período, o bem pode aumentar de valor. 

Por outro lado, poupar em casa sempre requer uma disciplina que exige rigor. A verdade é que, muitas vezes, torna-se necessário mexer no dinheiro que está sendo economizado, e isso aumenta o tempo de espera para a aquisição do bem.

O consórcio é a maneira mais eficaz de conseguir um bem. Trata-se de um compromisso como uma poupança turbinada, mas com a diferença de que é bem mais segura, já que não se guarda o dinheiro em casa, entregando-o a uma administradora que irá gerenciar o capital e garantir sua atualização, ou seja, a carta de crédito é reajustada para garantir o poder de compra do consorciado.

Além disso, pode-se considerar uma contemplação antecipada por meio de sorteios e lances. Um consórcio imobiliário, por exemplo, pode durar até 15 anos, mas você pode se programar para um prazo menor. Já um consórcio de carros pode durar de 5 a 8 anos, sendo possível reduzir esse prazo, a partir da oferta de lances ou quando você é sorteado.

6. Segurança

O consórcio é um investimento seguro, regulamentado pelo Banco Central e é importante certificar-se de que a administradora está credenciada para realizar o negócio (no próprio site do Banco Central).

Devido à desvalorização da caderneta de poupança, o consórcio tornou-se a maneira mais segura de poupar e aumentar seu patrimônio. O dinheiro fica bem guardado durante todo o processo, passa por reajustes e, ao final, o consorciado vai receber sua recompensa na forma do bem almejado.

Outra questão a considerar é que a carta contemplada, porém não utilizada, fica em um fundo de investimento de curto prazo, oferecendo rendimentos mensais. A grande sacada aqui é que o consorciado tem rendimentos sobre o crédito contratado, ou seja, se ele foi contemplado em uma carta de 200 mil, por exemplo, e pagou apenas 40 mil reais, ainda assim, os rendimentos são sobre o crédito disponível. 

Imagine tirar aqueles 40 mil investidos em um fundo, usar como lance em uma carta de 200 mil e passar a receber rendimentos sobre os 200 mil? Ainda acha que consórcio não é investimento?

Dessa forma, o que acontece no consórcio é isso: você consegue poupar e receber o dinheiro poupado no final de tudo, seja na forma de um bem, seja na forma de dinheiro (apenas a taxa administrativa não é devolvida).

7. Flexibilidade

Com o consórcio não existe isso. Não há burocracia no momento da adesão. Durante o período de consórcio, poderá até trocar de carta de crédito: caso sinta que as parcelas pesam demais em seu orçamento, a opção é uma carta de crédito mais barata. Podendo até vendê-la para outro consorciado ou pessoa interessada.

Após ser contemplado, você poderá escolher o bem que quiser dentro da categoria do grupo escolhido (imóvel ou veículo), optar por um modelo mais barato de carro ou mais caro (completando a diferença); ou, outra opção, comprar outro tipo de veículo no lugar de um carro. Da mesma maneira, com o consórcio de imóvel: poderá comprar casa, apartamento, terreno ou chácara, em qualquer local que escolher. 

8. Possibilidade de ser contemplado mais rápido no UP Consórcios!

O lance livre faz jus ao nome. O consorciado pode oferecer qualquer valor, sem limites máximos ou mínimos. Podemos até dizer que o lance livre tem o funcionamento semelhante ao leilão, sistema no qual quem oferece mais leva.

Para ofertar um lance, é simples: basta calcular quantas parcelas deseja antecipar e informar à administradora no momento apropriado (que ocorre 24 horas antes das assembleias de consórcio).

O primeiro passo, busque por informações para ver se essa é a melhor opção para você no momento (planejamento é tudo <3). 

Para acertar no valor de lance e aumentar as chances de contemplação, a dica infalível é: acompanhar as assembleias e ficar bem atento à média dos valores, oferecidos anteriormente, para os lances que foram contemplados. 

Para concluir, não deixe de considerar as sazonalidades. Algo que, normalmente, acontece é que as ofertas de lances tendem a aumentar em períodos de recebimento de renda extra, como no pagamento do décimo terceiro salário.

Não há uma regra definitiva para estabelecer o valor do lance do consórcio, mas você pode se planejar e criar condições para acelerar o processo de contemplação: basta conhecer bem as regras de lance, avaliar o histórico do grupo e considerar sua capacidade financeira para fazer uma oferta vencedora.

9. UP Consórcios para suas conquistas!

O UP Consórcios é para quem pensa no futuro, quer se planejar e, ao mesmo tempo, busca agilidade, conforto e segurança. Oferecendo aos clientes a opção de comprar pelo celular com total autonomia e liberdade de escolha dos planos. É para você que sabe o que quer e não precisa de alguém dizendo o que você precisa comprar.

Um consórcio digital nesse nível traz mais liberdade e facilidade aos clientes. Todas as fases do processo – desde compra, acompanhamento de status e assembleias até a contemplação – são totalmente digitais, feitas pela plataforma online do UP Consórcios.

Para adquirir uma cota, o interessado precisa acessar o site do UP Consórcios. Na simulação, basta escolher o valor da carta de crédito e a quantidade e valor de parcela que se encaixa no seu orçamento. Depois de contratado, é só pagar as mensalidades em dia e aguardar a contemplação por sorteio mensal ou se tiver pressa, antecipar a contemplação ofertando um lance

10. Muitas chances de investir! 

Por fim, as opções que o consórcio oferece, para todos que querem abrir empresa, são muito vantajosas. Confira: 

1. Consórcio para sua empresa “sair do aluguel”

Um dos maiores entraves é o aluguel de um local de trabalho, principalmente para pequenas empresas. No entanto, esse obstáculo pode ser eliminado pelo consórcio.

O consórcio permite que, através de um investimento mensal, compatível com o caixa que o negócio gera, seja possível adquirir um imóvel próprio, eliminando aquele custo fixo da locação, que não contribui em nada com a saúde financeira dos negócios.

No sistema de consórcio, aquele valor, que seria pago nas parcelas do aluguel, será investido nas parcelas do consórcio. Com isso, se antes um recurso era destinado ao proprietário do imóvel que antes era alugado, passará a custear um patrimônio próprio da empresa, o que impacta, positivamente, a saúde financeira do negócio.

2. Consórcio para construções e reformas

Se o seu objetivo é fazer uma reforma, redecorar ou construir, pode optar pelo consórcio de serviços. Nele, também será gerado o capital necessário para a construção de novas edificações, ou mesmo, para a realização de reformas. Assim, as empresas podem projetar os espaços mais adequados para o perfil do empreendimento.

3. Consórcio para a compra de veículos

Há situações em que a empresa está, estritamente, vinculada à qualidade da frota que possui. Por isso, é necessário ter veículos prontos para atuar da melhor maneira em prol do negócio.

O consórcio é um aliado de planejamento, pois para quem quer abrir empresa, poderá ter as aquisições dos veículos feitas de maneira programada, permitindo que a frota seja renovada periodicamente e ampliada à medida que surgirem necessidades.

4. Consórcio para a compra de máquinas e de equipamentos

Principalmente no mercado agrário, manter a competitividade diante da concorrência cada vez mais qualificada e a cada dia crescente, é um dos maiores desafios que gestores têm ao decidir abrir uma empresa.

Assim, é necessário investir em máquinas mais modernas e em equipamentos agrícolas mais eficientes, que permitam aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos ou dos serviços prestados.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog e receba mais dicas para bons negócios.

No UP Consórcios, você encontra as melhores parcelas e menores lances contemplados do mercado. Simule, compare e compre