3 motivos para investir no consórcio agora mesmo!

17/03/2022

Imagem blog

3 motivos para investir no consórcio agora mesmo!

Todos nós almejamos conquistar algo, ou realizar desejos que há tempos estão nos aguardando, não é mesmo?

Para alcançar esses objetivos, muitas vezes, os brasileiros optam pelo financiamento. No entanto, nesta modalidade, é necessário dedicar-se a anos de trabalho para quitar um imóvel ou carro, por exemplo. 

Nesse processo, fatores como instabilidade no cenário econômico, falta de disciplina para poupar dinheiro e os altos juros de financiamento fazem com que esses objetivos fiquem cada vez mais distantes de serem realizados.

3 Motivos para investir no consórcio sem peso na consciência!

1. No consórcio você não paga o valor de entrada!

Comparando o consórcio ao financiamento, neste último, quando um bem é financiado, na maioria das vezes, alguns valores de entrada são exigidos. Por outro lado, no consórcio você não precisa dar nenhum valor de entrada!

Por sinal, vale lembrar que a burocracia no consórcio também é muito inferior à do financiamento. À começar,  não existe a necessidade de fazer comprovação de renda quando se investe em um consórcio – isso acontece somente no momento em que o investidor é contemplado.

3-motivos-para-investir-no-consorcio-agora-mesmo

2. A educação financeira é trabalhada.

Felizmente, hoje, os brasileiros têm mais facilidade para compreender que a educação financeira é um dos pilares mais relevantes para alcançar objetivos. O consórcio auxilia nessa educação, funciona como um tipo de poupança conjunta cujo os valores são destinados para quitar as parcelas todos os meses. Ou seja, permite ao investidor a programação da compra de um bem com mais segurança e garantia, além de auxiliar na disciplina com o pagamento das parcelas.

3. Poder de compra garantido!

Ao adquirir um consórcio, o poder de compra do investidor é mantido, afinal, o valor da carta de crédito é reajustado anualmente. Dessa maneira, o índice de reajuste segue o que foi combinado no contrato e serve de base para as atualizações. 

O consorciado também pode se sentir seguro pois, ao ser contemplado e receber o valor de sua cota, ele pode negociar a compra de seus bens à vista, o que pode garantir descontos e economias que não seriam possíveis ao parcelar uma aquisição a partir de outro modalidade. Vale ressaltar que existem índices utilizados para tais reajustes:

Imóvel

O valor da carta de crédito acompanha o reajuste das parcelas (INCC – Índice Nacional de Custo da Construção), o que mantém o poder de compra.

Automóvel

Em regra, as administradoras seguem a tabela do fabricante, mas podem também seguir a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).Essa tabela define o preço médio dos veículos no mercado brasileiro, oferecendo um parâmetro para as transações de carros, caminhões, ônibus e motos.
Caso não exista um automóvel como referencial, a administradora ainda poderá se basear no aumento ou na redução  do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que corresponde à inflação oficial.

Como entrar no UP Consórcios para começar a investir?

Investir é a melhor forma de preservar seu patrimônio e desenhar um futuro mais tranquilo. Por sinal, sabemos muito bem como é difícil relaxar completamente quando as dificuldades financeiras batem na porta! 

Quer fechar a porta pros problemas financeiros? Investir em consórcio é sem erro. 

O consórcio é um investimento que não te decepciona. Não à toa tem sido apontado como a melhor forma de obter bens em tempos de crise como essa que estamos vivendo. 

Não é sempre que temos uma boa quantia em dinheiro para pagar à vista um bem de alto valor, como um imóvel ou carro. Com o consórcio, você pode parcelar o valor total do bem, com um valor de parcela que esteja adequado às suas possibilidades financeiras e sem pagar nada de juros por isso.

O consórcio é um investimento seguro, regulamentado pelo Banco Central. Por conta da desvalorização da caderneta de poupança, o consórcio tornou-se a maneira mais segura de poupar e aumentar seu patrimônio. O dinheiro fica bem guardado durante todo o processo, passa por reajustes e, ao final, o consorciado vai receber sua recompensa na forma do bem almejado.

Outra questão a considerar é que a carta contemplada, porém não utilizada, fica em um fundo de investimento de curto prazo, oferecendo rendimentos mensais. A grande sacada aqui é que o consorciado tem rendimentos sobre o crédito contratado, ou seja, se ele foi contemplado em uma carta de 200 mil, por exemplo, e pagou apenas 40 mil reais, ainda assim os rendimentos são sobre o crédito disponível. Imagine tirar aqueles 40 mil investidos em um fundo, usar como lance em uma carta de 200 mil e passar a receber rendimentos sobre os 200 mil? Ainda acha que consórcio não é investimento seguro?

Dessa forma, o que acontece no consórcio é isso: é possível poupar e receber o dinheiro poupado ao final de tudo, seja na forma de um bem, seja na forma de dinheiro (apenas a taxa administrativa não é devolvida).

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Aqui você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre