Fui contemplado! Posso comprar um imóvel em outro Estado?

17/03/2022

Imagem blog

Fui contemplado! Posso comprar um imóvel em outro Estado?

Ser contemplado no consórcio de imóvel é uma situação única na vida de muitas pessoas. Esse é o momento em que toda aquela ansiedade para receber uma boa notícia se encerra e a conquista de um bem está ali na frente. Mas, quando passa a euforia da contemplação, pode surgir a dúvida: e agora, onde vou comprar um imóvel? Posso comprar na cidade que eu quiser?

Acompanhe este conteúdo e fique por dentro do assunto! 

Carta de crédito em mãos! Posso comprar um imóvel em outro Estado?

Esta é uma dúvida muito comum no consórcio de imóveis. Aqui no UP Consórcios você tem o poder de compra e pode comprar um imóvel em outro Estado. Entretanto, para quem está pesquisando a compra de um imóvel sabe que a transação envolve diversos custos, alguns de valores bem elevados. 

Mas temos uma boa notícia: 10% do saldo da carta de crédito poderão ser utilizados para reembolsar as despesas. Dessa forma, você compra o seu imóvel sem ter que interferir em outras economias. Confira os principais custos envolvidos na aquisição de um imóvel, inclusive em qualquer  Estado: 

  • ITBI: Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis. É um tributo municipal. Nesse caso, a alíquota varia conforme o município. A compra do seu imóvel em outro Estado poderá acarretar em um custo maior. No entanto, gira em torno de 2% sobre o valor final do imóvel;
  • Registro cartorário: para que possa ser realizada a transferência de propriedade do imóvel, antes é necessário fazer o registro da compra em cartório. Esse custo varia conforme o estado, a cidade e o valor do imóvel. Por exemplo, o registro de compra de um imóvel de 400 mil reais na capital de São Paulo fica em R$ 2.295,88.

Como utilizar a Carta Contemplada no Consórcio

Após a etapa de aprovação de documentos, finalmente você pode utilizar a sua carta de crédito. Vale lembrar que ela só pode ser utilizada para o bem que você selecionou. Por exemplo, se investiu em um consórcio de imóveis, não pode utilizar a sua carta para a compra de um automóvel.

A carta é transferida diretamente da administradora de consórcio para o proprietário do bem ou quem executa o serviço que você selecionou. 

A grande vantagem é que a carta contemplada dá poder de compra à vista, garantindo ampla margem de negociação. Se o valor do bem que você selecionou for inferior à sua carta, pode usar o valor restante para documentações (contanto que não ultrapasse 10% do total da carta) ou para quitar as parcelas que faltam do consórcio.

Mas, se o bem tiver valor superior à sua carta, fique tranquilo: é possível completar o valor com os seus próprios recursos.

Caso as opções de valor de carta sejam insuficientes para o bem que deseja comprar, converse com os especialistas do UP. Você pode investir, ao mesmo tempo, em mais de uma cota de consórcio e conquistar o seu objetivo, independente do tamanho e do valor dele!

Fui contemplado! Posso comprar um imóvel em outro Estado?

Como posso ser contemplado no consórcio de imóvel? 

Todos que começam a pagar as mensalidades serão contemplados.

No entanto, nenhuma administradora de consórcio pode garantir a data que essa contemplação acontecerá. Pode ser no primeiro, no segundo, no último mês…

Isso porque o consorciado, ao investir em uma carta, participa de um grupo com diversos outros consorciados interessados em bens semelhantes.


Todos os meses são realizadas assembleias para divulgar os contemplados de acordo com o sorteio da Loteria Federal. Como os concursos são realizados duas vezes por semana, às quartas e sábados, considera-se o sorteio mais próximo à data da Assembleias.

Se você for o sorteado, é contemplado com a carta de crédito. Porém, existe outra forma que pode garantir a contemplação de forma mais rápida – ou de acordo com o que você tiver planejado: a oferta do lance.

Contemplação por lance

Quem deseja antecipar a aquisição do bem, pode optar pelo lance .Funciona da seguinte forma: até o dia anterior à Assembleia, você faz sua oferta de lance. Essa oferta pode ser realizada até às 23h59 do dia anterior à assembleia, por e-mail, aplicativo ou central telefônica.

Para definir o valor do lance, você pode fazer este cálculo pela quantidade de parcelas que deseja quitar da sua carta ou acompanhar os valores ofertados ao longo das assembleias, ofertando um percentual da sua carta de crédito.

Vale lembrar que registrar a oferta do valor antes da assembleia não significa que o valor deverá ser pago antes do sorteio. Somente após a contemplação, em até 5 dias úteis, a oferta deverá ser paga para a administradora de consórcio.

Portanto, fique tranquilo: se você oferecer o lance, e não for contemplado, não vai perder nada. 

Qual é a melhor opção: sorteio ou lance?

Diferentemente de todas as administradoras de consórcio, o UP só realiza a cobrança do valor da taxa de administração após a contemplação. A taxa de administração é um valor cobrado para remunerar a administradora pela formação dos grupos, gestão das cartas de crédito, realização de assembleias e sorteios e repasse da carta para a aquisição do bem.

Portanto, quanto mais demorar para receber o bem, mais você adia o pagamento da taxa de administração. Afinal, o UP favorece a compra do seu carro, imóvel ou serviço de forma planejada. Ao aguardar o sorteio, tem-se o benefício de pagar menos quantidade de parcelas com a taxa.

Mesmo para quem pretende realizar a compra do bem de forma antecipada, o lance também pode ser vantajoso. Dessa forma, você quita as parcelas restantes e realiza o seu objetivo de conquistar um bem sem se preocupar em pagar a mais por ele, como acontece com o financiamento. Se você optar por utilizar o valor do lance para reduzir a quantidade de parcelas, nenhuma taxa é aplicada sobre o valor do lance - tá aí outra vantagem. 

Seja via sorteio ou por lance, o consorciado não paga juros ou valor de entrada.

Recursos do FGTS para o lance

No caso específico de consórcio de imóveis, você pode utilizar os recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para fazer a oferta de lance.

Para isso, é preciso dar entrada na Caixa, banco responsável por sua reserva de FGTS. Ele pode ser utilizado em uma das seguintes formas:

- Oferta de lance com o valor total do seu fundo de garantia;

- Complementar o valor já pago, como oferta de lance;

- Quitar o consórcio imobiliário;

- Saldar parte da sua cota.

Porém, se você estiver com pendências com o UP, não pode utilizar os recursos do FGTS para parcelas atrasadas. É preciso regularizar a situação com seus próprios recursos.

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.