Motivos para planejar o futuro a partir do consórcio

17/03/2022

Imagem blog

Motivos para planejar o futuro a partir do consórcio

Planejar o futuro é uma atividade que todos deveriam ter em mente, entretanto, infelizmente, muitas pessoas deixam para mais tarde. 

Por outro lado, quem sabe o que quer vive o presente, mas também não deixa de almejar uma qualidade de vida. Pessoas que se planejam para o futuro sabem que a melhor coisa é se prevenir, e quando o assunto é planejamento financeiro, melhor ainda. 

A vantagem é que é possível planejar o futuro a partir do investimento do consórcio, como em imóveis. Podemos dizer que o consórcio é uma maneira muito inteligente de planejar o futuro financeiro. A partir dele é possível pagar parcelas mensais, bem menor do que se comparado aos financiamentos já que o consórcio não cobra juros. Quer benefício maior que esse?

Motivos para planejar o futuro com consórcio

Imagine a seguinte situação: você tem um filho pequeno e quer que ele tenha um dinheiro guardado para fazer sua faculdade ou comprar um carro quando alcançar a maioridade, a boa notícia é que investir em um consórcio é a melhor opção para desde já guardar esses recursos para o futuro. . 

Além disso, você pode construir sua casa, comprar um carro novo ou realizar qualquer outro tipo de investimento financeiro, pois o consórcio é versátil! E é possível investir com muito mais vantagens!

1. O consórcio não cobra juros

Quando se compara o consórcio com as demais formas de investimento em bens, como o financiamento, um dos seus principais benefícios é poder efetuar o pagamento das parcelas sem juros. Apenas uma taxa de administração é embutida nas parcelas e ela é bem mais baixa do que a taxa dos juros aplicada nas demais modalidades de compra.
Isso significa que, quando comparamos o consórcio com outras formas de pagamento a prazo, o valor que será pago ao final do período de quitação será, sem dúvidas, mais baixo. Tal vantagem faz do consórcio uma ótima opção de investimento em longo prazo. Sim, consórcio é investimento!

2. Não há valor de entrada

Quando um financiamento é feito, há alguns valores de entrada que são exigidos. No consórcio, esse investimento não é solicitado.
Além disso, é essencial ressaltar que não existe a necessidade de fazer comprovação de renda quando se investe em um consórcio. Isso acontece apenas no momento em que o investidor é contemplado.

3. A educação financeira é trabalhada

Hoje, a educação financeira tem sido vista como um dos pilares mais relevantes para a realização de qualquer projeto, seja familiar, seja pessoal. Diante desse cenário, as adesões aos consórcios crescem cada vez mais. Isso não ocorre por acaso. O consórcio possibilita a formação de poupança com os valores que serão destinados para as parcelas todos os meses. 

Ou seja: propícia ao investidor a programação da compra de um bem com mais segurança e garantia. Além disso, tem sempre o objetivo de concretizar aquele plano que sempre esteve ali, ou de ampliar o seu patrimônio empresarial ou pessoal.
Então, nada melhor para educar a disciplina financeira do que investir o seu dinheiro mensalmente, não é mesmo?
Em um consórcio de imóvel, por exemplo, tal investimento é feito por meio do pagamento das parcelas mensais.

motivos-para-planejar-o-futuro-a-partir-do-consorcio

4. O seu poder de compra é garantido

O poder de compra do investidor é mantido ao adquirir um consórcio, uma vez que o valor da carta de crédito é reajustada todos os anos.
O índice de reajuste segue o que foi combinado no contrato e serve de base para as atualizações. Ou seja, enquanto o investidor não for contemplado, ele poderá ficar tranquilo, pois saberá que o seu poder de compra está garantido. Vale ressaltar que existem índices utilizados para tais reajustes:

Imóvel

O valor da carta de crédito acompanha o reajuste das parcelas (INCC – Índice Nacional de Custo da Construção), o que mantém o poder de compra.

Automóvel

Em regra, as administradoras seguem a tabela do fabricante, mas podem também seguir a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Essa tabela define o preço médio dos veículos no mercado brasileiro, oferecendo um parâmetro para as transações de carros, caminhões, ônibus e motos.
Caso não exista um automóvel como referencial, a administradora ainda poderá se basear no aumento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que corresponde à inflação oficial.

5. É possível dar lances

Sabe aquele dinheiro que você vai guardar quando é possível? Você pode utilizá-lo para dar lances todos os meses, até o momento de ser contemplado.
Assim, caso o seu lance seja o vencedor, o imóvel será adquirido antes do prazo previsto. Mas lembre-se de que, para ofertar lances, é preciso estar com todas as parcelas em dia. Lembrando que os valores dos lances podem variar conforme as regras do contrato e, claro, conforme as ofertas dos consorciados.
Então, faça sempre uma consulta sobre as estatísticas de lances para analisar as suas chances.

6. Possibilidade de utilização do FGTS

O investidor tem a possibilidade de fazer uso do seu FGTS para amortizar ou liquidar o saldo devedor, oferta de lances, pagamento de parcelas do consórcio ou até complementação da carta de crédito. Nesse caso, quando o valor do imóvel desejado for maior do que o valor da carta.
Esse tipo de operação pode ser realizado pela própria administradora. A empresa também pode indicar uma instituição financeira para o procedimento, desde que sejam conveniadas.
Lembre-se de que esse recurso é utilizado apenas para o segmento de imóvel. O consorciado tem a possibilidade de usar o saldo do FGTS para dar lance ou aumentar o valor do crédito.

7. Valores atualizados ao fim do consórcio

Outro benefício desse tipo de investimento é: quando um cotista, que não foi contemplado, termina de pagar o seu consórcio e está pronto para receber a sua carta de crédito, tem os valores investidos atualizados.
Isso significa que a carta de crédito que é recebida ao final da quitação vai levar em consideração a inflação e a variação monetária sofrida em todo o período.
Em outras palavras, o investidor não perderá nada do seu investimento.

8. Há vantagens de uma compra à vista

A compra de um imóvel acontece como se o pagamento fosse feito à vista quando você tem em mãos a carta de crédito e é contemplado. Essa é uma facilidade que vai garantir menos burocracia com as documentações e, ainda, uma negociação bem mais lucrativa.
Ou seja, estamos falando de uma excelente opção para aqueles investidores que são disciplinados financeiramente, ou que desejam ser. Além disso, o consórcio é um ótimo investimento em longo prazo.
Faça um UP Consórcios! Que tal começar por uma simulação no UP