Sair da casa dos pais: comprar apartamento ou alugar?

17/03/2022

Imagem blog

Sair da casa dos pais: comprar apartamento ou alugar?

A partir do momento que entendemos que é possível ter uma vida independente… ai ai.. sair da casa dos pais se torna sinônimo de conquistar liberdade. Nada como a sensação de ser dono de si, certo?  

Entretanto, junto a todas essas maravilhas, surge um novo desafio a ser encarado: é hora de organizar as ‘’dívidas’’, e isso envolve planejar orçamento, pagar as contas, cuidar das compras do supermercado, lavar e passar as roupas, e outras atividades necessárias para manter tudo em ordem. Se você está pensando em como não se atrapalhar com contas, parabéns, você está pronto para essa próxima fase! 

Não tenha dúvidas, assumir um lar é uma decisão difícil de ser tomada e representa um grande passo, não somente pessoal quanto profissional, afinal, um dos principais desafios dessa fase está justamente ligado à área financeira. Isso porque, ao deixar a casa dos pais, você torna-se responsável por si. Surge então uma dúvida que não quer calar…

Qual a melhor decisão: comprar apartamento ou alugar? 

Na hora de sair da casa dos pais, entre tantas dúvidas, talvez essa seja a decisão mais presente. Afinal, o que vale mais a pena: comprar apartamento ou alugar? São muitas as diferenças e condições para alugar ou comprar um imóvel - mas ambos requerem planejamento e organização. Se, por exemplo, você não tiver a quantia necessária para comprar um imóvel ou ao menos pagar a entrada, o aluguel pode parecer a opção mais adequada a curto prazo, mas certamente não é a melhor alternativa.

Vamos a questões práticas; se você tem pouco dinheiro para dar de entrada (no caso, quase todos os jovens estão nessa conta), o valor da prestação de um financiamento ficará muito alto, principalmente se comparado a uma compra à vista. Mesmo que seu salário seja capaz de cobrir esse valor, pode ser melhor não arriscar. 

E é aí que entra o consórcio de imóvel como uma opção vantajosa de compra. O consórcio não exige entrada e não cobra juros, permitindo que você mantenha o orçamento em dia e dê um lance com o dinheiro poupado para antecipar a contemplação. Tendo a carta de crédito em mãos, sua conquista será atingida. E o melhor: sem grandes burocracias. Vale a pena dar uma conferida! 

Como funciona o consórcio para comprar apartamento?

O consórcio de imóvel é ideal para jovens que querem sair da casa dos pais. Não à toa, essa modalidade de compra se consolida como uma alternativa interessante para quem não se enquadra ou não quer arcar com os juros altos de um financiamento imobiliário.

Há alguns anos, melhor do que ter um carro ou uma casa, era investir o dinheiro para ter rendimento que pagasse o aluguel e ainda pudesse nos remunerar. Tudo isso mudou. Primeiro, vale considerar que brasileiro percebeu que o milagre da multiplicação não existe, principalmente porque hoje é reconhecido que o que mais importa é a segurança e o conforto de um lar. Nossos hábitos de consumo mudaram (estamos bem mais atentos), assim como nossas prioridades. Agora, busca-se mais do que nunca estabilidade e conforto. E é neste contexto que, mais uma vez, o consórcio de imóvel é a solução ideal na crise econômica. Afinal, reúne em um único produto: ferramenta de poupança, modalidade de crédito e produto de investimento.

Além disso, o consórcio de imóvel vem sendo conhecido com uma poupança turbinada. Afinal, você começa poupando, mas pode transformar esta poupança em um objetivo realizado a partir da contemplação.

sair-da-casa-dos-pais-comprar-apartamento-ou-alugar

1) O consórcio para casa não cobra juros

Com as taxas de juros elevadas, o financiamento se torna uma opção cada vez mais pesada para o bolso do brasileiro. Dando espaço para que o consórcio seja visto como a melhor alternativa de crédito, e não à toa, já que não há cobrança de juros sobre o valor contratado.

Sem dúvidas este é o grande diferencial do consórcio: Juros ZERO! Existe apenas uma taxa administrativa que é diluída no total de parcelas.

2) Menos burocracia

O aumento da inadimplência nesse período de crise intensificou a burocracia e rigor das instituições financeiras no momento de liberar um financiamento. No consórcio é simples, qualquer pessoa pode fazer. Você passa pela análise de crédito somente no momento da contemplação e até lá você pode se organizar para ter o seu nome limpo!

3) As parcelas cabem no seu bolso

No consórcio você não precisa ter dinheiro para dar de entrada, o valor total do bem é dividido em parcelas iguais. Antes de optar por essa compra planejada e segura, você pode ainda fazer uma simulação do valor de parcela que quer pagar por mês, sem se preocupar com as taxas de juros.

4) É uma ótima forma de poupar dinheiro

O consórcio é uma ótima solução para preservar seu dinheiro. Isso porque, além de estar investindo em um bem, o valor estará sempre atualizado. A valorização da carta de crédito acompanha o índice de acordo com o segmento contratado: INCC para imóveis e IPCA para automóveis e serviços. Quando você recebe a carta de crédito, tem o poder de compra à vista do seu bem, possibilitando melhores negociações e economizando ainda mais.

5) Contemplação por lance

Quem deseja antecipar a aquisição do bem, pode optar pelo lance.

Funciona da seguinte forma: até o dia anterior à Assembleia, você pode fazer a sua oferta de seu lance. Essa oferta pode ser realizada até às 23h59 do dia anterior à assembleia, por e-mail, aplicativo ou central telefônica.

Para definir o valor do lance, você pode fazer este cálculo pela quantidade de parcelas que deseja quitar da sua carta ou acompanhar os valores ofertados ao longo das assembleias, ofertando um percentual da sua carta de crédito.

Vale lembrar que registrar a oferta do valor antes da assembleia não significa que ele deve ser pago antes do sorteio. Somente após a contemplação, em até 5 dias úteis, que a oferta deve ser paga para a administradora do consórcio.

UP para comprar apartamento e fazer um investimento certeiro! 

Já dissemos acima, mas vale repetir: ao contratar um consórcio, você passa a fazer parte de um grupo que possui  um objetivo em comum, forma uma poupança coletiva, um auto-financiamento destinado à compra de um bem definido previamente. 

Principal vantagem do consórcio de imóvel: recebimento do montante do valor, podendo comprar o imóvel à vista; parcelas são menores que as do financiamento; sem pagamento de juros e análise de crédito mais flexível.

A situação econômica atual torna o consórcio de imóveis uma modalidade de compra mais segura e, além disso, segundo pesquisas, houve um crescimento de aproximadamente 30% em 2019. É tudo na vida dos jovens que querem sair da casa dos pais

No UP Consórcios você pode contratar online e tem acesso a vários diferenciais. A administradora também é responsável por organizar as assembléias mensais, momento em que ocorrem as contemplações, via sorteio ou lance. Faça um UP Consórcio de Imóvel! Que tal começar por uma simulação no UP?
Não perca mais tempo e invista na compra do seu apartamento!