5 vantagens do Consórcio para Casa

17/03/2022

Imagem blog

5 vantagens do Consórcio para Casa

Se você quer comprar uma casa, precisará tomar uma decisão importantíssima: qual modalidade de compra utilizar. E é aí que entram as vantagens do consórcio para casa

A questão é: se você não tem urgência em comprar um imóvel, mas planeja e quer começar a pagar aos poucos - e ainda sem juros - o consórcio de imóvel é perfeito para você. 

Há três perfis principais que estão no topo da lista de adeptos ao consórcio de imóveis:

  1. aqueles que não possuem urgência em se mudar e pretendem planejar a compra;
  2. aqueles que não têm disciplina para poupar o dinheiro que seria destinado à compra de um bem de alto valor; 
  3. aqueles que já possuem uma grana pra dar de entrada, mas não o suficiente para reduzir os juros do financiamento. 


Confira agora as principais vantagens em fazer um consórcio para casa

5 vantagens do Consórcio para casa

No Brasil, foi superada a marca de sete milhões de planos de consórcios vendidos e um milhão de consorciados contemplados. Apesar dos muitos boatos por aí, o consórcio de imóvel se consolida como uma alternativa interessante para quem não se enquadra ou não quer arcar com os juros de um financiamento imobiliário (e seus altos juros).

Antes de chegar ao que realmente interessa, ou seja, as vantagens do consórcio de imóvel, é importante considerarmos que, há alguns anos, melhor do que ter um carro ou uma casa, era investir o dinheiro para ter rendimento que pagasse o aluguel e ainda pudesse nos remunerar. Tudo isso mudou. Primeiro, vale considerar que brasileiro percebeu que o milagre da multiplicação não existe, principalmente porque hoje é reconhecido que o que mais importa é a segurança e o conforto de um lar.

Tudo foi transformado muito rápido. Nossos hábitos de consumo mudaram (Olá, consumidores modernos!), assim como nossas prioridades. Agora, busca-se mais do que nunca estabilidade e conforto.E é neste contexto que, mais uma vez, o consórcio para casa é a solução ideal na crise econômica. Afinal, reúne em um único produto: ferramenta de poupança, modalidade de crédito e produto de investimento.

Além disso, o consórcio de imóvel vem sendo conhecido com uma poupança turbinada. Afinal, você começa somente poupando, mas pode transformar esta poupança em um objetivo realizado a partir da contemplação.

1) O consórcio para casa não cobra juros

Com as taxas de juros elevadas, o financiamento se torna uma opção cada vez mais pesada para o bolso do brasileiro. Dando espaço para que o consórcio seja visto como a melhor alternativa de crédito, e não à toa, já que não há cobrança e juros sobre o valor contratado.

Sem dúvidas este é o grande diferencial do consórcio: Juros ZERO! Existe apenas uma taxa administrativa que é diluída no total de parcelas.

2) Menos burocracia

O aumento da inadimplência nesse período de crise intensificou a burocracia e rigor das instituições financeiras no momento de liberar um financiamento. No consórcio é simples, qualquer pessoa pode fazer. Você passa pela análise de crédito somente no momento da contemplação e até lá você pode se organizar para ter o seu nome limpo!

3) As parcelas cabem no seu bolso

No consórcio você não precisa ter dinheiro para dar de entrada, o valor total do bem é dividido em parcelas iguais. Antes de optar por essa compra planejada e segura, você pode ainda fazer uma simulação do valor de parcela que quer pagar por mês, sem se preocupar com as taxas de juros.

5 vantagens do Consórcio para Casa

4) É uma ótima forma de poupar dinheiro

O consórcio é uma ótima solução para preservar seu dinheiro. Isso porque, além de estar investindo em um bem, o valor estará sempre atualizado. A valorização da carta de crédito acompanha o índice de acordo com o segmento contratado: INCC para imóveis e IPCA para auto e serviços. Quando você recebe a carta de crédito, tem o poder de compra à vista do seu bem, possibilitando melhores negociações e economizando ainda mais.

5) Contemplação por lance

Quem deseja antecipar a aquisição do bem, pode optar pelo lance.

Funciona da seguinte forma: até o dia anterior à Assembleia, você pode enviar uma mensagem com o valor da sua oferta de lance. Essa oferta pode ser realizada até às 23h59 do dia anterior à assembleia, por e-mail, aplicativo ou central telefônica.

Para definir o valor do lance, você pode fazer este cálculo pela quantidade de parcelas que deseja quitar da sua carta ou acompanhar os valores ofertados ao longo das assembleias, ofertando um percentual da sua carta de crédito.

Vale lembrar que registrar a oferta do valor antes da assembleia não significa que ele deve ser pago antes do sorteio. Somente após a contemplação, em até 5 dias úteis, que  a oferta deve ser paga para a administradora de consórcio.

Como funciona o Consórcio para casa?

O consórcio de imóvel trata-se de uma modalidade de compra, gerenciada por uma administradora, na qual pessoas (físicas ou jurídicas) se unem em grupos para juntar uma poupança conjunta e comprar uma casa

Para participar do UP consórcio de imóvel, pense em um grupo de pessoas que deseja comprar um bem, como um imóvel, porém nenhuma delas tem a quantia necessária nas palmas das mãos. Ao se organizarem para contribuir mensalmente com valores que cabem no seu bolso, esse grupo de pessoas consegue comprar ao menos um imóvel à vista por mês!

E é aí que entram os sorteios. É para decidir quem fica com o imóvel da vez - os sorteios são feitos entre os membros do grupo. Contribuindo até o final do prazo estabelecido, mesmo após serem contemplados, todos conseguem conquistar seu objetivo, uns antes outros depois. 

Reunindo um bom número de pessoas, temos saldo suficiente para contemplar diversas cotas e não somente por sorteio. Quem fica responsável por organizar e gerenciar os grupos é a administradora de consórcios, que distribui os interessados conforme o valor do crédito pretendido. 

(No UP Consórcios você pode contratar online e tem acesso a vários diferenciais). A administradora também é responsável por organizar as assembléias mensais, momento em que ocorrem as contemplações, via sorteio ou lance

Resumindo: ao contratar um consórcio, você passa a fazer parte de um grupo que possui  um objetivo em comum, forma uma poupança coletiva, um auto-financiamento destinado à compra de um bem definido previamente. 

Principal vantagem do consórcio para casa: recebimento do montante do valor, podendo comprar o imóvel à vista; parcelas são menores que as do financiamento; sem pagamento de juros e análise de crédito mais flexível.

Para concluir, é importante compreender que cada caso deve ser avaliado de maneira individual, buscando sempre pensar nas melhores condições para comprar um imóvel, de acordo com a vida financeira do comprador. A situação econômica atual torna o consórcio de imóveis uma modalidade de compra mais segura e, além disso, segundo pesquisas, houve um crescimento de aproximadamente 30% em 2019

Faça um UP Consórcio de Imóvel! Que tal começar por uma simulação no UP?


Não perca mais tempo e invista na compra da sua casa!