Qual é a importância do Consórcio na Crise Econômica?

17/03/2022

Imagem blog

Qual é a importância do Consórcio na Crise Econômica?

A mudança no comportamento do consumidor nos últimos anos impactou os modelos de negócio. Além disso, a crise econômica faz os consumidores investirem mais em consórcio, afinal, com toda essa situação, o brasileiro passou a ficar mais atento às finanças. Na crise econômica, ele substitui a compra impulsiva (característica específica de um período brasileiro, em que o estímulo ao consumo era respaldado em compras parceladas), pela compra planejada. 

Nos consórcios, a crise também incentivou mudanças para que os consumidores modernos se adaptassem. Fato é que: o consórcio tem um custo menor do que outras linhas de financiamento, essa questão sempre o colocou à frente quando o assunto é opção de compra parcelada, com essa crise então… nem se fale! Os benefícios em entrar no consórcio são muito maiores, principalmente em relação ao financiamento com juros altos.

Importância do consórcio na crise econômica

Pegando o gancho acima: de fato, o comportamento do consumidor moderno é muito superior, no quesito educação financeira, do que no passado. Antigamente, melhor do que ter um carro ou uma casa, era investir o dinheiro para ter rendimento que pagasse o aluguel e ainda pudessem nos remunerar. 

Tudo isso mudou. Primeiramente porque o brasileiro percebeu que o milagre da multiplicação não existe. Mas, principalmente porque hoje, mais do que nunca, compreendemos a importância da segurança e o conforto de um lar e um automóvel. Nossos hábitos de consumo mudaram, assim como nossas prioridades. Buscamos mais do que nunca na nossa história estabilidade e conforto.

E é neste contexto que, mais uma vez, o consórcio é a solução ideal. Motivo de tantas vantagens em meio a crise econômica, afinal, reúne em um único produto: 

  • ferramenta de poupança;
  • modalidade de crédito;
  • produto de investimento.

Por este e outros motivos, o consórcio vem sendo conhecido com uma poupança turbinada. A dinâmica é a seguinte: você começa poupando, mas pode transformar esta poupança em um objetivo realizado a partir da contemplação. Características do consórcio que o tornam uma mão na roda para alcançar conquistas, mesmo em tempos de crise.

qual-e-a-importancia-do-consorcio-na-crise-economica

O consórcio não cobra juros

Com as taxas de juros elevadas, o financiamento se torna uma opção cada vez mais pesada para o bolso do brasileiro. Dando espaço para que o consórcio seja visto sempre com bons olhos, e não à toa. 

Sem dúvidas este é o grande diferencial do consórcio: Juros ZERO! Existe apenas uma taxa administrativa que é diluída no total de parcelas.

Menos burocracia

O aumento da inadimplência nesse período de crise intensificou a burocracia e rigor das instituições financeiras no momento de liberar um financiamento. No consórcio é simples, qualquer pessoa pode fazer. Você passa pela análise de crédito no momento da contemplação!

As parcelas cabem no seu bolso

No consórcio você não precisa ter dinheiro para dar de entrada ou adesão, o valor total do bem é dividido em parcelas iguais. Antes de optar por essa compra planejada e segura, você pode ainda fazer uma simulação do valor de parcela que quer pagar por mês, sem se preocupar com as taxas de juros.

É uma ótima forma de poupar dinheiro

O consórcio é uma ótima solução para preservar seu dinheiro. Isso porque, além de estar investindo em um bem, o valor estará sempre atualizado. A valorização da carta de crédito acompanha o índice de acordo com o segmento contratado: INCC para imóveis e IPCA para auto e serviços.

Você compra à vista. Quando você recebe a carta de crédito, tem o poder de compra à vista do seu bem, possibilitando melhores negociações e economizando ainda mais.

Alcançar conquistas mesmo em tempos de crise econômica

Está sendo comprovado: a cada ano que passa os brasileiros têm considerado mais o consórcio, como meio de compra, para alcançar conquistas de alto valor. O consórcio é uma possibilidade de investir em um bem de forma parcelada. Ao contrário do que acontece com o financiamento, é possível adquirir o bem assim que o contrata. 

Pelo consórcio, você entra em um grupo em que vários outros consorciados investem mensalmente. Esse valor conjunto é aplicado para financiar os bens escolhidos. 

A empresa de consórcio fica responsável pela formação, administração e entrega das cartas de crédito, que correspondem ao valor total do bem escolhido. Essas entregas são feitas nas assembleias, via sorteio ou lance.

Pelo consórcio, você pode investir em:

  • Automóveis: pode ser um carro zero km ou seminovo (com até 5 anos de uso)
  • Imóveis: casa, apartamento, imóvel na planta, terrenos, empreendimento. Pode ser novo ou usado.
  • Serviços: categoria que inclui viagens, estudos, reforma, cirurgias, festas e casamento.

Como obter carta de crédito no Consórcio

Não tenha dúvidas, hoje, o consórcio é a melhor forma de ter uma compra planejada. Além de participar dos sorteios realizados nas assembleias, o consorciado pode fazer a oferta de um lance para antecipar a compra de um bem.

O lance funciona da seguinte forma: você registra, antes da assembleia, um valor a mais que daria para ter o bem. Esse valor pode representar uma boa quantidade de parcelas restantes ou completar o que falta da carta de crédito

Se o seu valor for o maior, você é contemplado. Mas, como o UP só realiza a cobrança da taxa de administração após a contemplação, vale a pena esperar. Afinal, o valor não é retroativo, ou seja, não se cobra taxas de parcelas que já foram quitadas.

No UP, temos grupos para cada segmento: imóveis, auto e serviços. Todos os grupos, sem exceção, estão contemplando com percentuais bem menores que a média de mercado. Entenda: bem menores quer dizer A METADE! Isso tem explicação: o UP tem atraído cada vez mais um perfil que deseja guardar dinheiro e que quer se planejar e não tem interesse em ofertar lance de imediato. 

O UP é assim, TRANSPARENTE! Portanto, não perca mais tempo! Faça já uma simulação de consórcio e invista no seu sonho!