Desvantagens em financiar um Automóvel

17/03/2022

Imagem blog

Desvantagens em financiar um Automóvel

Se tratando de bens de alto valor, como automóvel e imóvel, é difícil que essa compra seja paga à vista sem planejamento. Esse é um dos fatores que contribui para a adoção do financiamento. Trata-se de uma modalidade de compra que permite a entrega do item de maneira rápida com o pagamento sendo feito depois da compra, através de prestações.

No entanto, é preciso ter muita atenção para investir e não comprometer o orçamento familiar. À depender do valor, as prestações afetam a capacidade de pagar contas mais importantes, como condomínio, luz, água e escola dos filhos.

Neste artigo, destacamos algumas desvantagens do financiamento, e também vamos te mostrar como o consórcio pode ajudá-lo a investir com mais tranquilidade. Confira!

Desvantagens em financiar um Automóvel

1. Taxas de juros altas

Apesar do financiamento de carro ter parcelas fixas, dentro delas estão inseridos juros elevados, considerando o valor do bem no momento da compra. Essa questão faz com que os recursos aplicados durante o financiamento sejam maiores se comparadas ao consórcio. Por exemplo, em casos assim o investidor gasta mais dinheiro para finalizar a compra de um apartamento. Nesse sentido, deve ter muito cuidado para evitar as dívidas.

2. Muita burocracia 

As instituições financeiras exigem diversos documentos para aprovar o crédito. Ou seja, é essencial ter muita atenção para seguir as regras e obter o dinheiro do financiamento. Qualquer equívoco pode atrasar o negócio e fazer com que haja mais demora na aquisição do seu carro. Em comparação com o consórcio de automóvel, há menos burocracia para participar de um grupo e iniciar o pagamento das parcelas.

3. Risco maior de perder o bem

Uma coisa é certa: não há ninguém neste mundo que gosta de perder tempo e dinheiro, não é mesmo? 

Porém, se o investidor não pagar as parcelas do financiamento em dia, o risco de devolver o carro adquirido para quitar as dívidas com a instituição financeira é muito grande. Sem dúvida, é uma situação bastante constrangedora e que pode ser evitada, desde que você tenha um bom planejamento.

4. Mais chances de ficar com o nome sujo

Outro fato sobre o financiamento de automóvel é, sem dúvida, o orçamento do investidor por causa dos juros. Esse aspecto eleva também o risco de inadimplência. Ou seja, aquele seu plano de conquistar um carro pode se transformar em uma dívida bem complicada de ser quitada. À medida que demora para pagar as parcelas, maiores são as chances do investidor ficar com o nome sujo e ter mais dificuldades para se livrar do endividamento. É algo que o financiamento, infelizmente, traz como consequências, muitas vezes. 

5. Menos condições de aplicar o dinheiro

A taxa de juros do financiamento é um dos principais motivos para que os investidores tenham muita cautela para aplicar o dinheiro em outras iniciativas. Afinal, a renda fica comprometida com o pagamento das parcelas.

Outro ponto de desvantagem é que os recursos financeiros vitais para a quitação dos juros deixam de ser utilizados em outras aplicações, como poupança, tesouro direto, CDB, entre outros meios de investir, que contribuem para aumentar os rendimentos e o patrimônio da família.

6. Desvalorização do seu dinheiro

O valor dos recursos aplicados durante o financiamento será superior ao do bem adquirido na hora da compra. Ou seja, isso significa que se você perdeu dinheiro e oportunidades de usá-lo para realizar atividades que vão proporcionar alegria e memórias, como viagens, jantares com uma pessoa especial, o curso que sempre quis de fotografia e afins. 

Por que o Consórcio de Automóvel é melhor que financiar

O consórcio traz como uma grande vantagem, enquanto modalidade de investimento, a ausência de cobrança dos juros. Nela, o consorciado deposita um valor mensal e cria uma poupança para a aquisição do automóvel em questão.

Outro aspecto positivo é que o consórcio de automóvel propicia mais condições de gerenciar a renda, por ser um investimento de longo prazo. A partir de um bom planejamento, o investidor minimiza o risco de dívidas e tem mais tranquilidade para pagar as parcelas, o que influencia a qualidade de vida.

Percebe como o consórcio, apenas pelo o que expusemos até agora, possibilita muito mais vantagens do que financiar um automóvel

Consórcio é a melhor forma de ter uma compra planejada. Além de participar dos sorteios realizados nas assembleias, o consorciado pode fazer a oferta de um lance para antecipar a compra de um bem.

Financiar um Automóvel - UP Consórcios


O lance funciona da seguinte forma: você registra, antes da assembleia, um valor a mais que daria para ter o bem. Esse valor pode representar uma boa quantidade de parcelas restantes ou completar o que falta da carta de crédito

Se o seu percentual estiver entre os maiores, você é contemplado. Mas, como o UP só realiza a cobrança da taxa de administração após a contemplação, vale a pena esperar. Afinal, o valor não é retroativo, ou seja, não se cobra taxas de parcelas que já foram quitadas.

Portanto, não perca mais tempo! Faça já uma simulação no UP e invista no seu objetivo.

Simule seu consórcio agora mesmo!

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

Com o UP Consórcio você pode construir sua casa sem ficar dependente de amarrações com dívidas e afins. É simples e fácil. Imagine uma obra sem dezenas de parcelamentos e dívidas no cartão de crédito. Você terá poder de barganha pois vai negociar todo o material e mão de obra à vista. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.


Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seus questionamentos nos comentários! Ou entre em contato conosco