Quais os procedimentos para quitar financiamento de carro com consórcio?

17/03/2022

Imagem blog

Quais os procedimentos para quitar financiamento de carro com consórcio?

Muitas pessoas não sabem, mas é possível quitar financiamento de carro com consórcio. Trata-se de uma prática prevista por lei (Nº 11.795/2008, Art. 22) e traz diversas vantagens para os requisitantes dessa modalidade. 

Quitar financiamento de com consórcio tende a reduzir os custos de pagamento e pode até mesmo contribuir para um vida financeira estável, isso porque o consórcio não cobra juros

Porém, antes de tomar qualquer decisão, é essencial ficar atento e adotar outros cuidados, afinal, há diversas regras que devem ser seguidas para que o processo aconteça de maneira segura e sem imprevistos.

Passo a passo para quitar financiamento de carro com consórcio

Não tem como não falar de quitação de financiamento de carro com consórcio sem falar das vantagens dessa modalidade. Para contratar um consórcio, a burocracia é infinitamente menor  -real oficial-, se comparada ao financiamento bancário. Além disso, não é necessário oferecer um valor como entrada, assim você pode guardar o dinheiro para dar seus lances nas assembléias.

Geralmente, o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é utilizado como entrada nos financiamentos; este valor também pode ser usado na oferta de lance no consórcio, antecipando sua contemplação. Pode ser usado também como complemento, somado à carta de crédito do consórcio!

Outra questão IMPORTANTÍSSIMA é que sobre os consórcios não há incidência de taxas de juros. As administradoras cobram somente uma taxa de administração. É essencial comparar as diferentes taxas cobradas entre as empresas, mas observe que elas, certamente, serão menores que os juros bancários.

Importante destacar também, principalmente para aquelas pessoas que têm dúvidas sobre as garantias de colocar seu dinheiro nesse tipo de negócio, que as operações de consórcio são fiscalizadas pelo Banco Central e que as administradoras precisam de autorização para oferecer seus serviços – ou seja, tudo é regulamentado e fiscalizado. A principal lei que regulamenta o setor é a nº 11.795/2008, conhecida também como Lei dos Consórcios.

Se você desistiu do financiamento de carro e quer quitá-lo com consórcio, o primeiro passo é ter permissão da instituição financeira responsável pelo financiamento para seguir com a troca da dívida. Alguns requisitos precisam ser cumpridos, com atenção para que toda a operação seja realizada de forma tranquila e sem imprevistos.

Há dois requisitos essenciais: o preço da carta de crédito precisa ser suficiente para pagar a dívida, além disso, você deve esperar até que seja contemplado para quitar financiamento de carro com consórcio

1. Faça a contratação do consórcio

Importante: trata-se de uma transação que envolve uma grande soma de dinheiro, é essencial verificar com cautela as condições do contrato de consórcio para quitar o financiamento de carro

Se você tiver alguma dúvida, não deixe de entrar em contato diretamente com a empresa de consórcio para esclarecimentos e fechar o negócio com segurança.

2. Compra de cota de consórcio

Comprar cota de consórcio significa que você fará parte de um grupo e irá participar dos sorteios, que ocorrem  uma vez por mês nas assembleias. É também o momento de escolher o valor da carta de crédito e o prazo de pagamento.

Nesse caso, antes de fazer a compra de uma cota do consórcio, lembre-se de providenciar os documentos pessoais requisitados pela empresa de consórcio e pagar todas as taxas, despesas e impostos necessários.

3. Aguarde a contemplação

É possível ser contemplado no consórcio por sorteios, que como dissemos acima, são realizados mensalmente nas assembleias, e também por meio de lances, que são verificados no mesmo dia dos sorteios.

No primeiro caso, é preciso contar com a sorte. Por outros lado, os lances possibilitam que você faça a proposta de determinado valor e, se ela for a mais alta, você vence. Dessa forma, sua contemplação é antecipada.

Quais os procedimentos para quitar financiamento de carro com consórcio?

4. Quite o financiamento

Assim que você for contemplado, o contrato de financiamento do carro se encerra e o valor do bem é transferido para o consórcio. A tarefa central será continuar pagando as parcelas — bem menores que no financiamento — e já começar a planejar um novo objetivo. .

Vantagens de quitar financiamento de carro com UP Consórcios

Trocar a dívida do financiamento pelo consórcio traz como principal vantagem o abandono de um débito caro e, dessa forma, substituí-lo por um mais barato. Uma coisa é certa, você terá parcelas menores — sem encargos ou incidência de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) — e ficará livre do pagamento de juros.

Além disso, se a carta de crédito contemplada tiver um valor mais alto que o saldo para quitar o financiamento de carro, você pode utilizar parte do valor que sobrar para cobrir as despesas com a documentação exigida pela operação.

Pagar o valor total do financiamento também permite a concessão de descontos, já que os juros são recalculados devido à amortização. Outra grande vantagem é que Isso contribui para a economia na aquisição do bem, afinal, com o desconto proporcional dos juros, você poderá pagar menos ao final da operação.

Outras vantagens do consórcio no UP:

  • facilidade para ter o crédito aprovado e pegar o montante. Isso irá facilitar seu orçamento familiar e reduzir o endividamento;
  • oportunidade de antecipar, quitar ou reduzir a quantidade de parcelas;
  • menos burocracia do que o financiamento. 

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança.  No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. 

Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e taxas de administrativas até a contemplação.