Como me planejar para comprar barco com consórcio?

17/03/2022

Imagem blog

Como me planejar para comprar barco com consórcio?

Todo mundo tem um sonho de consumo, algo importante para conquistar e chamar de seu. Muitas vezes, temos diferentes prioridades e muitos desejos acabam ficando para o futuro. Entre tantas pessoas e planos para conquistar, há aquelas que almejam conquistar um barco para ter bons momentos com seus amigos e familiares. O movimento dos oceanos é o cenário ideal, quer coisa melhor? 

Entretanto, é comum que essa conquista fique em stand-by para muita gente, afinal, comprar um barco tem um custo alto. Mas a grande questão aqui é que SIM, é possível comprar um barco! E o melhor, não é preciso recorrer ao financiamento bancário, até porque esta opção de pagamento é altamente burocrática e com taxas de juros abusivas. Mas e aí, já ouviu falar do consórcio para comprar um barco?

Consórcio náutico: como se planejar para comprar um barco?

Na realidade concreta do mundo dos consórcios, não existem grandes diferenças entre um consórcio para comprar um barco e um consórcio para comprar carros. Ambos funcionam como um meio de compra planejada: no consórcio, um grupo de pessoas interessadas na aquisição do mesmo bem, no caso, a compra de um barco, se reúne para poupar o dinheiro necessário com o pagamento de parcelas mensais.

A gestão do dinheiro acumulado fica por parte da administradora de consórcio, que periodicamente realiza assembleias, espaços democráticos onde são feitos os sorteios. Os sorteados recebem a carta de crédito, documento que permite a compra do bem desejado, conforme o valor estabelecido em contrato na hora da adesão ao consórcio.

Para além das chances de ser contemplado a partir do sorteio em assembleia, quem não quiser contar com a sorte para alcançar a carta de crédito, também tem a possibilidade de se organizar para oferecer lances. Trata-se aqui de um mecanismo que permite o adiantamento de parcelas e, a partir disso, a contemplação para os participantes que enviarem da carta sem a necessidade da contemplação por sorteio.

O que dá para adquirir com um consórcio para comprar barco?

Ok, você já escolheu comprar um barco. Entretanto, há uma gama ainda maior de possibilidades ao optar pelo consórcio náutico: embarcações de esportes ou lazer, jet skis, lanchas e veleiros.

O que vai importar aqui é sua análise a respeito do local de embarcação (lagoas, mares ou rios) e a necessidade de um espaço para guardar o veículo náutico quando o mesmo não estiver sendo utilizado. Caso ele seja muito grande, é essencial alugar o devido espaço em uma marina ou um iate clube.

Vantagens do consórcio para comprar barco

Fazer um consórcio para comprar barco traz muitas vantagens interessantes, a começar pelo fato da ausência de cobrança de juros. O consorciado é responsável somente por arcar com uma taxa de administração, que remunera o trabalho da administradora. Essa taxa é quase sempre menor que os juros praticados pelo mercado financeiro.

Outra vantagem em fazer um consórcio náutico é a flexibilidade oferecida ao consumidor. A carta de crédito permite a compra de qualquer bem que esteja na categoria do consórcio contratado, sendo também possível complementar seu valor com recursos próprios e negociar melhores condições, afinal, a carta de crédito é considerada um meio de compra equivalente ao pagamento à vista.

Como já foi dito acima, para conquistar a compra de um barco é necessário ser contemplado com carta de crédito.

UP Consórcios para comprar barco: planeje suas conquistas!

Para que seja possível ter o seu bem através do consórcio, é essencial ter planejamento. Ao se comprometer com as mensalidades, o contratante está contribuindo para um fundo comum. É ele que vai financiar os bens de todos os consorciados do grupo.

Essa quantia mensal é totalmente desprovida de juros sobre a quantia contratada, tão comuns no financiamento bancário, por exemplo. As mensalidades do consórcio incluem somente a taxa administrativa do consórcio, que no UP Consórcios só é cobrada após a contemplação. 

Conforme o consorciado vai pagando as parcelas, forma-se o fundo comum. Todos os meses, as assembleias são realizadas para definir os contemplados, via sorteio e lance. Os contemplados recebem uma carta de crédito e o valor é retirado exatamente deste fundo. Em média, a compra pelo consórcio pode ser até 10 vezes mais barata que uma compra financiada, pois (vamos repetir) o consórcio não tem juros. 

Ao optar pelo consórcio de barco, você também se livra da entrada e de diversas burocracias. São várias opções de créditos, prazos e parcelas. E depois de contemplado você pode escolher a marca e modelo que quiser, seja ele novo ou seminovo. Além disso, você também pode fazer uma simulação de consórcio de barco, inserindo o valor do bem e a quantidade de parcelas que deseja pagar.

Para automóveis, barcos e afins, os planos são de 36, 50, 60 e até 65 meses. As cotas são distribuídas nas assembleias todos os meses, e variam com base em quanto o saldo do grupo permitir. 

A partir do consórcio também é possível conquistar o que almeja sem juros, sem entrada e sem burocracias. As opções de créditos, prazos e parcelas são as mesmas do plano do Consórcio de Barco. Ao ser contemplado, o consorciado escolhe o modelo que preferir, desde que o valor seja coberto pela carta de crédito escolhida. Caso sobre parte do seu crédito, você pode usá-lo para amortizar parte das suas parcelas. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.