Consórcio em andamento: veja como funciona!

17/03/2022

Imagem blog

Consórcio em andamento: veja como funciona!

Antes de entender o que é um consórcio em andamento, vamos definir o que é essa modalidade! O consórcio nada mais é que uma modalidade de compra de bens e serviços que está conquistando a confiança de brasileiros, principalmente em momentos de crise de econômica

O consórcio é uma excelente alternativa para realizar aquisições de bens que sempre estiveram em seus planos, e melhor, sem que você dependa de financiamentos bancários que fazem a cobrança de juros altíssimos.

Porém, não é sempre que é possível participar de um grupo de consórcio desde a formação, além disso, não é raro receber uma proposta para um consórcio em andamento. Quer saber como este grupo funciona? Acompanhe este conteúdo!

Como funciona um consórcio em andamento?

Um consórcio é formado a partir da união de um grupo de interessados em acumular recursos visando a aquisição de um bem ou serviço: um veículo, um imóvel, uma cirurgia plástica ou mesmo uma viagem. Essa organização é feita diretamente pela administradora do consórcio

Após sua formação, o grupo de consórcio entra em andamento, onde os consorciados pagam suas parcelas mensais. Simultaneamente a isso, acontecem sorteios periódicos, que definem os contemplados. Através de sorteio ou o melhor lance, a carta de crédito é recebida e é possível comprar o produto desejado.

Como dito acima, entrar em um consórcio no momento inicial da formação do grupo não é única maneira de entrar nesta lógica de compra programada. Afinal, é possível também entrar no famoso ‘’consórcio em andamento’’.

No entanto, há duas opções nesta modalidade de compra em andamento: 

  1. Comprar uma cota de um consorciado que está no processo de sair do grupo;
  2. Consultar a disponibilidade de vagas de grupos de consórcio em andamento diretamente com a administradora. 

Confira detalhes sobre como funciona o consórcio em andamento

Compra de cota de outro consorciado

Aqui é essencial que você saiba que o processo será menos complicado se a cota não tiver sido contemplada ainda. Procure o interessado em fazer a transferência de consórcio, este deve informar o processo à administradora, que será responsável por dar ou não a aprovação da mudança. Após a aprovação da transferência de consórcio, o novo consorciado deve pagar os valores das parcelas já quitadas ao responsável e, dessa forma, irá assumir a responsabilidade pelo pagamento das parcelas restantes junto à administradora de consórcio.

Se a cota já estiver contemplada, a carta de crédito não pode ter sido utilizada. Nesse sentido, a aprovação pela administradora de consórcio é mais rígida, e é essencial passar por uma análise de crédito. Lembre-se: conquistar uma carta contemplada traz alguns riscos, portanto, é fundamental analisar se realmente vale a pena. Para garantir que está fazendo um bom negócio, sempre cheque as informações da cota com a administradora responsável e garanta a aprovação do crédito antes de fazer qualquer tipo de pagamento à terceiro e, quando fizer, tenha certeza de transferir os valores ao titular da cota.

Diretamente com a administradora

Normalmente, as administradoras mantêm grupos de consórcio com vagas em aberto. Nessas situações, busque por uma empresa consolidada no mercado e confira as opções disponíveis. 

As diretrizes mudam de uma empresa de consórcio para outra, entretanto, não será necessário pagar as parcelas anteriores ao ingresso no grupo de consórcio de imediato. Mas, esses valores serão diluídos nas parcelas restantes, o que deixa o prazo menor e as parcela mais altas.

Vantagens do consórcio em andamento

Sim. Apesar deste ser um conteúdo que destaca as preocupações que se deve ter com um consórcio em andamento, há muitas vantagens que merecem destaque. A principal delas envolve esperar menos tempo pela contemplação, ou seja: seu bem é alcançado mais rápido.

Essa rapidez não se deve apenas ao fato do menor prazo de pagamento, mas também ao comportamento dos grupos de consórcio. Nas primeiras assembléias os lances geralmente são mais altos e com o passar do tempo eles diminuem. Outro fato é claro a concorrência. Como todos os meses alguns participantes são contemplados, a tendência obviamente é que mês a mês a chances de contemplação aumentem pois restam menos participantes concorrendo com oferta de lances e sorteio.

Além disso, ao ter o acesso ao histórico das assembleias anteriores, será bem mais fácil decidir qual o percentual do lance oferecido, caso você opte por utilizá-lo para antecipar o recebimento da carta de crédito.

Para concluir, é essencial que você tome alguns cuidados com grupos em andamento, mas é sem dúvida uma excelente opção para quem deseja entrar em um grupo de consórcio e já ofertar lances. Para fazer parte de um consórcio confiável, verifique, antes de qualquer coisa, se a empresa e o grupo realmente existem, e caso opte pela transferência, verifique se o consorciado interessado em repassar a cota está em situação regular com a administradora de consórcio.

Agora que você sabe que é possível entrar em um consórcio em andamento, com um bom planejamento financeiro e os cuidados certos, esta é uma incrível maneira de investir no seu patrimônio pessoal. Acompanhe nossa última dica! 

Consórcio em andamento: cuidados importantes na Transferência de Consórcio

A transferência de consórcio é uma maneira eficiente de evitar prejuízos por falta de pagamento de parcelas, além disso, permite que o consorciado faça um dinheiro rápido, o que é bastante vantajoso naqueles momentos de necessidade.

Porém, é essencial que esse tipo de transação aconteça seguindo as regras estabelecidas pela administradora de consórcio, assim você irá evitar quaisquer problemas futuros.

Mas antes de sair por aí oferecendo a cota de consórcio, é preciso conhecer com profundidade tudo o que diz o contrato de adesão sobre o processo de transferência de consórcio. Afinal, somente assim será possível iniciar um processo seguro.

Consórcio em andamento: veja como funciona!


Por outro lado, tenha em mente que o contrato assinado entre as partes só deve existir para assegurar as questões relativas à transferência de consórcio. Não se esqueça que aquele velho conhecido “contrato de gaveta” não oferece segurança ou garantia de que a transação tenha sido efetivada, ela precisa ocorrer com a anuência da administradora.

Já ouviu falar do “contrato de gaveta”? Este modelo de contrato não necessariamente quer dizer que o consorciado original deixou de ter obrigações junto à administradora. Ou seja, se o comprador não mantiver os pagamentos em dia, todas as penalidades por atrasos e por inadimplência irão se sobressair sobre o consorciado original, aquele que ainda estará registrado na administradora como responsável pela cota do consórcio.

UP Consórcios, consórcio digital para suas conquistas

UP Consórcios possui excelentes oportunidades de investimentos para você, incluindo a disponibilidade de grupos em formação e grupos em andamento, tudo analisado de acordo com as suas necessidades e com o que você precisa para conquistar seu objetivo. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.