Precisa ter qual índice de score no consórcio?

17/03/2022

Imagem blog

Precisa ter qual índice de score no consórcio?

O consórcio é tão justo que é possível entrar nele, em busca das suas conquistas, sem precisar se preocupar com a situação do seu score. Afinal, o consórcio aceita que você participe dele mesmo com o ‘’nome sujo’’, contudo, é necessário estar em dia com o pagamento das prestações do consórcio. 

Mas fique tranquilo(a), o próprio funcionamento do consórcio é favorável para sua organização financeira. Em tempos de crise e incertezas, é natural o endividamento e apertos. 

Para participar do consórcio é necessário ter um bom score no Serasa?

O consórcio por si só já é uma maneira de poupar em grupo para realizar uma compra planejada, seja de um bem ou serviço. Ao final de um consórcio de imóveis, por exemplo, todos os participantes têm o crédito necessário, disponibilizado em uma carta para compra do bem ou contratação do serviço. Quando é contemplado, o consorciado parte para a aquisição de um imóvel.

O consórcio pensa em você mais do que qualquer outro meio de compra parcelada, fala sério! Todos que participam do consórcio devem pagar uma mensalidade, sem juros, referente ao crédito que será acumulado. Aqueles que estão com os pagamentos em dia podem participar da assembleia e dos sorteios de contemplação, que acontecem todo mês.

Para esclarecer melhor como ela funciona, vamos lá: 

Nela, a pessoa sorteada receberá a carta de crédito naquele mês e assim sucessivamente, até que todos do grupo sejam contemplados. Porém, quem atrasa os pagamentos pode ficar de fora da assembleia e, como consequência, dos sorteios. Portanto, o mais importante de tudo é avaliar sua capacidade de pagamento antes de entrar em um consórcio. Do contrário, ficará de fora dos sorteios.

Mas afinal, posso participar das assembleias com score baixo no Serasa?

Sim! Mesmo que você esteja negativado, poderá participar normalmente das assembleias (faça isso!), desde que as mensalidades estejam em dia. Ou seja, o mais importante, como já falamos acima, é estar com o seu pagamento em dia — quem atrasa as parcelas têm a cota retirada do sorteio de contemplação.

Contudo, se você está com restrição no nome, pode ser que tenha que apresentar um comprovante de renda ou contar com a ajuda de um devedor solidário (que garanta o pagamento naquele mês que as contas apertaram) antes de obter aprovação da carta contemplada para conseguir realizar a compra de determinado bem (que que cê tá querendo, diz aí: carro, casa?) ou a contratação do serviço (aquela reforma, uma cirurgia plástica, festa de casamento e até um intercâmbio…). Se isso acontecer, o departamento de finanças da administradora do consórcio está pronto para te auxiliar da melhor forma. 

Para que a carta de crédito seja aprovada, é feita uma análise que leva em conta também o histórico do consumidor e suas dívidas. Diante disso, fazer consórcio com restrição no nome pode atrapalhar o recebimento da carta de crédito. Mas tudo é planejamento, e você pode terminar o consórcio com o nome limpo, certo? Essa é a ideia do consórcio, você conseguir investir dentro das suas condições! 

precisa-ter-qual-indice-de-score-no-consorcio

Dicas para deixar a mensalidade do consórcio em dia

Se você está na situação de restrição de nome, é possível fazer consórcio, porém, não esqueça que as parcelas devem ser pagas até o vencimento para participar das assembleias e obter aprovação da carta contemplada. Melhor, para que nada fique comprometido de forma alguma, independentemente das condições do seu CPF. Até porque essas pendências podem ser resolvidas antes de você ser contemplado, como já disse acima. 

Se durante o consórcio sua situação ficar ainda mais apertada, é possível tentar renegociar com a administradora o valor da carta de crédito. E assim, você pode ter uma redução no valor das parcelas mensais.

Por outro lado, está sentindo que não vai dar realmente para pagar as mensalidades do consórcio? Você pode repassar a cota do consórcio para outra pessoa. Entretanto, nessa situação também vale consultar a administradora para se informar sobre as condições. Afinal, cada empresa tem suas próprias regras. Veja como se planejar para não ter problemas com o consórcio:

Organize as dívidas sem se preocupar

Não é para se preocupar mais, ok? Durma tranquilo. 

Você pode fazer um consórcio mesmo que esteja com restrição no nome. Afinal, seu crédito não será analisado enquanto você não for contemplado. O fundamental é que você mantenha seus pagamentos em dia e tente lidar com as demais despesas da melhor maneira possível. Se você receber a carta de crédito somente ao final do prazo do consórcio, ela poderá ser utilizada para a quitação do que restar.

Entretanto, vale destacar que por mais que você esteja com dívidas, cancelar um consórcio no meio nunca é a opção mais interessante. Até porque o valor não é devolvido imediatamente e há a cobrança de multas

Se organize para limpar seu nome: o consórcio te apoia nisso!

Para limpar o nome, ser aprovado na análise de crédito e ter uma vida mais tranquila, é fundamental seguir alguns passos básicos de educação financeira. O primeiro passo é conhecer todos os seus débitos, ou seja, saber onde e o que está devendo. Faça essa lista facilmente na internet. Feito isso, você vai precisar organizar as finanças: cortar gastos desnecessários e planejar o que será pago de maneira mais rápida.

Você pode entrar em contato com as empresas credoras e tentar fazer uma negociação dos débitos. É bem provável que uma proposta seja passada para que esse pagamento seja quitado. Negocie bem e se prepare para começar a pagar — pode ser que leve alguns meses, porém com disciplina e controle sobre o dinheiro você consegue tirar seu nome da restrição.

Poupar todos os meses

Poupar dinheiro é poupar paciência, poupar sua sanidade mental. Quando seu nome estiver limpo, com saldo positivo, que tal criar o hábito de poupar todos os meses? Comece assim que possível, mesmo que seja uma pequena quantia. Todo o dinheiro que você poupar pode se tornar uma reserva de emergência para que no próximo desafio financeiro você não fique, mais uma vez, com o nome sujo.

Você pode aplicar sua poupança no consórcio e triplicar seus bens! Mas esse é assunto para outro dia. 

Para concluir, o que importa é que é possível sim fazer consórcio com restrição no nome. Mas se não houver o pagamento das parcelas do consórcio, ou seja, se elas não estiverem em dia, lembre-se de que você ficará impedido de participar das assembleias e sorteios mensais. Ou seja: não poderá obter aprovação da carta contemplada até que os pagamentos estejam atualizados.

O importante é: emergências financeiras acontecem. Mas é fundamental assumir uma responsabilidade como um consórcio, levando em consideração todas as condições contratadas. Faça simulação de consórcio aqui no UP e se prepare para tirar os planos do papel com total segurança e tranquilidade!